O empreendedorismo diante da sociedade da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATUALIZAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO DIANTE DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO



Maria Izabel Coelho Pinheiro

Professor-Tutor Externo: Ana Cristina
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB0019) – Prática do Módulo II
20/05/2011



RESUMO


O objetivo desse trabalho é avaliar a realidade atual do empreendedorismo diante da evolução no meio empresarial,reavaliando seus métodos e habilidades, tendo em vista recursos que possam lhe proporcionar resultados eficazes para um profissional da atualidade. Para a valoração das premissas desenvolvidas neste trabalho foi efetuado um estudo de caso na Instituição SEBRAE, no CIDE – Centro de Incubação e desenvolvimento Empresarial e na empresa: CQLAB que desenvolve seu trabalho no ramo de produtos e serviçosLaboratoriais de controle de qualidade. O escopo desse trabalho demonstra a importância do apoio de Instituições e incubadoras para que hoje se forme empreendedores bem preparados para esse mercado que a cada dia tem se tornado mais exigente, formando assim profissionais capacitados e empresas alicerçadas por meio da tecnologia da informação, alcançando assim a maturidade empresarial necessária parasua sobrevivência. Em vista que a informação, o conhecimento e a administração são à base de um empreendimento.


Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação e Sociedade da Informação.



INTRODUÇÃO


A tecnologia da informação é um termo que também pode ser chamado de sociedade do conhecimento ou nova economia, surgiu no fim do século XX vinda da expressão Globalização. Este tipode sociedade encontra-se sempre em processo de expansão e formação. No Brasil e no mundo, a Sociedade da Informação é uma nova era, onde a informação flui a velocidades e em quantidades antes inimagináveis, assumindo valores políticos, religiosos, sociais, antropológicos, econômicos, e etc.. Onde as transmissões de dados são de baixo custo e a tecnologia de armazenamento tem uma extensa utilidadeno meio empresarial e econômico.


Em meio aos avanços de produção e serviços tecnológicos se faz necessário a formalização de conhecimentos, gerando conseqüências que forçam atuais e novos empresários a adotar paradigmas diferentes, pois são os empreendedores através da informação, que estão eliminando barreiras comerciais e culturais renovando conceitos e criando motivação em equipepra tornar boas idéias inovadoras.

O empreendedorismo nos dias atuais requer habilidade ao administrador de uma organização, para sobrevivência no mercado competitivo, precisam desenvolver tecnologicamente as atividades da empresa, pois, a tecnologia da informação trouxe consigo uma explosão informacional, caracterizada, sobretudo pela aceleração dos processos de produção e propagação deinformação e conhecimento, portanto tem sido esse o motivo pelo qual o empreendedor tem buscado aliar-se ao uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação, sempre facilitando na administração da mesma, pois, a elevada produtividade e a aceleração de atividades dependem da gestão desses fluxos informacionais. Na atualidade as empresas têm dado mais ênfase a Administração doConhecimento, pois, a informação tornou-se um recurso valioso e essencial para tomadas de decisões e redução de riscos.


Considerando a realidade brasileira, onde as maiores empresas dominam o mercado, tem levado os micros empresários a diferenciar seus produtos e serviços para não serem eliminados neste mercado competitivo, isso tem sido a prática dessas instituições.


[pic]


Opapel da liderança na definição das estratégias e no incentivo à criatividade é decisivo para formar um modelo de negócio inovador.


O meio inovador interno, é que estimula a iniciativa e o envolvimento das pessoas. É como a empresa age para garantir que os funcionários sintam-se com liberdade para expressar suas idéias.


As pessoas são os principais responsáveis, que...
tracking img