O empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO
UNIFAI

Gestão de Pequenas e Médias Empresas

O Empreendedor

São Paulo
2011
Sumário

1. Características 03

2. Perfil Comportamental 04

3. Aprender a empreender 04

4. Sonho / Síndrome do Emprego 04

5. Processo Mental do Empreendedor 05

7. Considerações Finais 07

8. Bibliografia 07Características

Podemos ter uma visão de quais são as características comuns que proporcionam o sucesso do empreendedor ou promovem o novo diretor, ou um empresário de sucesso, cada uma delas é um tesouro capaz de criar novos negócios com êxito:

OBJETIVO DEFINIDO: os objetivos funcionam como um potente motor. São capazes de impulsionar a empresa e as pessoas que nela trabalham. Sem sua forçaorientadora dificilmente nos moveremos na direção certa. Tudo deve girar e nos levar a um foco, é o motivo maior do trabalho diário é o motivo maior da nossa existência.
VISÃO GLOBAL: enxergar oportunidades que pessoas normais não enxergam procurar oportunidades no cotidiano das pessoas. Procurar estar em constante transformação e atualizado com as tendências tecnológicas e mudanças no mercado.Geralmente o empreendedor antevê as coisas, antecipa-se aos problemas para não deixá-los acontecer.
INICIATIVA: o empreendedor não possui a chamada "síndrome do empregado", ele não segue somente o que é estabelecido, ou resolve somente os problemas identificados, mas soluciona problemas e falhas antes delas acontecerem. Realiza projetos pessoais pelo simples prazer de ver algo que é seu sendoimplantado.
VELOCIDADE: muitas são as idéias e os projetos que podem surgir de acordo com a nossa busca e criatividade, mas o aspecto velocidade poderá ser determinante para o êxito da atividade. Não se deixa para amanhã o que poderá ser feito agora, este é o lema do empreendedor, porque amanhã ele já estará envolvido com outro projeto e uma nova busca.
PLANEJAMENTO: o planejamento nada mais é doque estabelecer objetivos secundários para se alcançar o objetivo principal, ou seja, é a parte operacional do projeto, detalhado em pequenas ações pré-estabelecidas, com prazos definidos e com a possibilidade de avaliação periódica. Para o empreendedor o planejamento é fundamental, pois, através dele ele cria a estratégia do projeto, fica atento aos riscos, e sabe da viabilidade ou não da suaidéia.
POLIVALÊNCIA: existem empresários que, ao iniciar seu negócio já dizem que não querem cuidar de dinheiro ou de outro setor importante da empresa. Isto é um grande engano, pois esta teoria não serve ao empreendedor, que precisa entender de tudo mesmo para que possa liderar seus colaboradores, ou ainda mesmo para avaliar o todo de seu projeto. Pois visões limitadas criam empresas limitadas.ENVOLVIMENTO: o empreendedor não possui horário fixo para trabalhar, só sabe a hora de parar quando o projeto é finalizado. "Não importa se é dia, noite, final de semana feriado... O projeto finalizado, e a possibilidade de vê-lo em andamento, é que dita seus horários."
PERSISTÊNCIA: os empreendedores não desistem facilmente, sempre procuram uma forma de continuar apesar das eventuais dificuldades,pois nem sempre as coisas vão correr as mil maravilhas, mas o importante é persistir em busca do nosso sonho sem desistir nunca.
OUSADIA: outra característica básica de um empreendedor. É a busca de fazer coisas diferentes, que ninguém ainda fez, é quebrar padrões de comportamentos. Quebrar regras de trabalho em busca de uma maior produtividade.
PERSUASÃO: é mostrar na ótica do empreendedor quetodos podem ganhar com a sua idéia, é criar uma legião anônima de colaboradores, enfim é saber vender a idéia.
COMPETÊNCIA: de nada adianta ter todas estas características, se não formos competentes o bastante para colocá-las em prática. A capacidade de realização é um grande quesito para o comportamento empreendedor, pois é necessário disciplina, preocupação, perfeição e cuidados com detalhes...
tracking img