O embate tnico entre TUTSI X HUTU

520 palavras 3 páginas
O embate étnico entre Tutsis e Hutus tem como hipocentro a política colonial europeia utilizada no continente africano.
As duas etnias coabitavam em relativa harmonia até a chegada de colonizadores alemães e posteriormente belgas no território em questão, Ruanda, haja vista que sofreram uma reorganização cultural pelos europeus. Originariamente hutus tinham suas atividades mais voltadas para agricultura, ao passo que os tutsis eram pastoreiros.
Tutsis tinham estatura maior e pele mais clara em relação aos Hutus, devido à essa diferença física, foram aplicadas políticas discriminatórias, políticas essas que implicaram na exclusão e inferiorização dos hutus na nova organização do país. Por óbvio, o fato gerou um desconforto que culminou em revolta dos hutus.
Em 1959, por exemplo, a primeira reação hutu. Militares tutsi foram aprisionados e tiveram os pés decepados como forma de reduzir a diferença de estatura, e simbolicamente as diferenças sociais.
O filme Hotel Rwanda mostra o que talvez tenha sido o maior massacre entre tutsis e hutus. A história narrada na obra inicia-se com a morte dos presidentes de Ruanda e Burundi, em 1994, que eram hutus, foram mortos em um atentado provocado por tutsis. Eclode então a fúria dos hutus, que eram maioria, contra os enfraquecidos tutsis.
Notoriamente, no Genocídio de Ruanda, como ficou conhecido o episódio, as atrocidades ali cometidas violaram principalmente os direitos ditos de 1ª geração, tais como a liberdade, a igualdade e a dignidade da pessoa.
A política segregacionista europeia iniciou essas violações, colocando tutsis no poder do país em detrimento de hutus, ignorando totalmente o direito à igualdade. Haja vista que os hutus por terem pele mais escura e serem mais baixos que a outra etnia, tiveram uma série de restrições na nova organização político-social imposta. Dessa política desencadearam uma série de desrespeitos.
A dignidade da pessoa foi, quiçá, a mais ferida no ocorrido em tela. De acordo com Kant, a

Relacionados