O elemento st7 dr1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
STC 7 DR 1- Fundamentos |
O Elemento |
Pedro Santos |

Até algumas décadas atrás considerava-se que o átomo era a menor porção em que se poderia dividir a matéria, posteriormente descobriu-se que o átomo era subdividido em partículas menores, e actualmente já se sabe que estas também são formadas por outras partículas.
Os átomos são, portanto, constituídos por partículas menores,entretanto a diversidade de átomos existente tem quantidade limitada, sendo a maior porção de matéria existente na natureza com diversidade limitada, de forma que podemos formar um banco de dados limitado.
Um átomo é a menor porção que existe e pode ser dividido um elemento químico, mantendo ainda as suas propriedades físico-químicas mínimas.
É sabido que o átomo isoladamente não tem:
* Ponto defusão.
* Ponto de ebulição.
* Volume molar.
* Densidade.
Também é sabido que o átomo tem:
* Raio atómico.
* Raio iónico.
* Energia de ionização.

Portanto, átomos são os componentes básicos das moléculas e da matéria comum. As mais conhecidas são os protões, os neutrões e os electrões.
O átomo é a unidade fundamental da matéria, o que significa dizer que toda matériaé constituída por átomos. Actualmente existem estudos a desvendar os fundamentos do átomo já o tornando não mais indivisível. Existem partículas dotadas de cargas que são denominadas quarks e que constituem os protões, os neutrões do átomo.
A sua nomenclatura deriva do grego, em que significa indivisível (a = não, tomos = divisão), pois quando de sua idealização, imaginava-se sendo a menorpartícula possível de matéria.
O átomo é formado por duas regiões básicas: o núcleo atómico e a electrosfera, no qual se situam as suas partículas componentes.
O núcleo é constituído de protões (cargas positivas) e neutrões (cargas neutras). Os neutrões estabilizam o núcleo, uma vez que cargas de mesmo sinal tendem a se repelir.
Em torno do núcleo, na electrosfera, estão os electrões (cargasnegativas). Os electrões são atraídos pela carga positiva dos protões e então ficam ao seu redor, na electrosfera.
Compreender o átomo é fundamental para o estudo da química, da física e da tecnologia do mundo moderno.
A ideia do átomo surge na Grécia antiga por Leucipo e Demócrito (séc. V a.C.). Para estes dois filósofos, a matéria era composta por partículas diminutas, quase infinitamente pequenas,indivisíveis chamando-lhe de “átomos”.

Mais tarde, muitos séculos depois, surge outro cientista – Dalton (1807), que retoma a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. O átomo era rígido, indivisível, indestrutível e tinha uma forma esférica, diferindo uns dos outros pela diferença de massa.

No final do século XVIII, Joseph Thomson (1897) descobriu partículas negativas muito maispequenas que os átomos, os electrões, provando assim que os átomos não eram indivisíveis.
Admitiu que o átomo era uma esfera maciça de carga positiva, estando os electrões dispersos no seu interior, tal como as passas num pudim).

Em 1911, surge Rutherford com uma nova interpretação sobre o modelo do átomo. Para este cientista, a maior parte do espaço do átomo é espaço vazio, existindo umapequena região central positiva (núcleo), no seu interior.
No núcleo encontra-se a maior parte da massa do átomo, girando os electrões à volta do núcleo em órbitas circulares, também conhecido como o modelo Planetário.

Actualmente, o modelo aceite pela comunidade científica sobre o átomo é o modelo atómico de Niels Bohr (1913), não diferindo muito do modelo de Rutherford. Segundo Bohr, o átomopossui um núcleo central, sendo que os electrões descrevem órbitas circulares em torno do núcleo. Os electrões só podem ocupar determinados níveis de energia (a cada órbita corresponde um valor de energia).

-------------------------------------------------
Célula

A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos...
tracking img