O elemento dna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objectivo deste trabalho é efectuar um estudo sobre DNA.
A sociedade é composta por diversos indivíduos, cada um com características específicas, variáveis de acordo com a sua idade, sexo, escolaridade, etnia, etc.
Cada indivíduo possui um código genético que herda dos seus progenitores, metade pelo lado do pai e a outra metade pela mãe e que se reflecte nas diferenças de cadaindivíduo, fazendo dele uma pessoa única, com características únicas que se encontram nas amostras do seu ADN.
Irei verificar que o recurso às analises de ADN é utilizado em vários contextos e veremos de que forma isso se processa, como é que é estruturada e constituída a molécula e como é que isso é transferido hereditariamente.
Neste trabalho irei analisar como é que com quatro bases se obtémo código genético e as suas características.

DESENVOLVIMENTO
Durante a evolução da célula formou-se uma molécula, que hoje sabemos ser o ácido desoxirribonucleico (DNA ou ADN): molécula longa, formada pela junção de um grande número de nucleotídeos e que contém a informação genética codificada.
Assim podemos definir DNA (Fig.1) como sendo um composto orgânico cujas moléculas contêm asinstruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs (ácido ribonucleico).
Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso dainformação genética.

Figura 1 – Molécula de ADN

Quando falamos de DNA estamos a referir-nos à análise de um gene específico dentro dos milhares, que são responsáveis pelas nossas doenças genéticas. O DNA é formado por este conjunto de genes, ou seja, é o material genético que herdamos de nossos pais que determina todas as nossas características.
Algumas, como os grupos sanguíneos ou a cordos olhos só dependem dos genes, outras dependem da interacção entre os genes e o ambiente (ou outros factores), em maior ou menor grau. É o caso dos genes que causam doenças genéticas.
Cada indivíduo ao ser concebido recebe, para cada característica, duas informações. Uma que vem da mãe, através do óvulo e outra do pai, através do espermatozóide. Portanto, cada um dos pais colabora com 50% dasinformações do filho, que se combinam uma a uma, no momento da fecundação. Estas informações individuais estarão distribuídas em 23 pares de cromossomas que serão copiados em toda nova célula gerada.
Os nossos genes são sequências de DNA que codificam proteínas essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Se houver um defeito no DNA (uma mutação) a proteína correspondente também estaráalterada (ausente ou defeituosa).

DNA é o material Genético da célula. Ao realizar a Replicação (multiplicação), gera uma outra cadeia de DNA transferindo as informações e caracteres Hereditários.
A multiplicação do DNA é feita através de um processo realizado principalmente por enzimas que quebram as ligações entre as duas cadeias, originando o RNA.
A replicação do DNA cumpre a hipótesesemi-conservativa, ou seja, cada uma das cadeias serve de molde para as novas cadeias. Assim, as novas moléculas de DNA é formada por uma cadeia nova e outra cadeia antiga.
Relativamente ao modo como se multiplica o DNA, existem três hipóteses:
- A hipótese conservativa em que a molécula progenitora do DNA se mantém íntegra, servindo apenas de molde para a formação da molécula -filha, a qual seriaformada por duas novas cadeias de nucleotídos.

- A hipótese dispersiva admite que cada molécula - filha é formada por porções da molécula inicial e por regiões sintetizadas de novo, a partir de nucleotídos presentes na célula.

- A hipótese semi-conservativa (hipótese mais aceite) defende a ideia de que cada cadeia da molécula - mãe forma uma nova molécula de DNA com uma cadeia totalmente...
tracking img