O ego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O EGO
Jung encontrou dificuldade em distinguir o lugar do ego diferente do especificado por Freud. Percebeu-o como o centro da consciência, porém também sublinhou as limitações e a incompletude doego como algo menor que a personalidade inteira. Embora o ego tenha a ver com assuntos tais como identidade pessoal, manutenção da personalidade, continuidade além do tempo, mediação entre camposconscientes e inconscientes, conhecimento e testes da realidade, também deve ser considerado como uma instância que responde às necessidades de uma outra que lhe é superior. Esta é o self, o princípioordenador da personalidade inteira. A relação do self com o ego é comparada àquela do “que desloca com o deslocado”.
A função que conecta opostos. Exprimindo-se por meio do símbolo, ela facilita atransição de uma atitude ou condição psicológica para uma outra. A função transcendente representa um vínculo entre dados reais e imaginários, ou racionais e irracionais, preenchendo assim a lacuna entre aconsciência e o inconsciente Jung considerava a função transcendente como o mais significante fator no processo psicológico. Insistia em que sua intervenção era devida ao conflito entre os opostos,mas não se interessava pela razão por que isso acontecia, concentrando-se, em vez disso, na questão de “para quê?”. Achava-a respondível antes em termos psicológicos, que em termos metafísicos oureligiosos. Isso significava analisar a aparição de um símbolo em particular em termos de sua significação única, mais que considerá-lo uma benção dos céus, ou um mérito pessoal.
Jung desenvolveu umateoria de tipificação onde cada indivíduo foi caracterizado de acordo com sua orientação. Assim, as pessoas poderiam ser orientadas para o seu interior ou para o seu exterior. Para Jung, entretanto, oindivíduo não é totalmente introvertido (orientado para o seu interior) ou extrovertido (orientado para o exterior). Algumas vezes a introversão prevalece, em outras a extroversão é mais apropriada....
tracking img