O efeito acidificante do enxofre (s) na liberação do p2o5 do fosfato de araxá na cultura do cafeeiro

1761 palavras 8 páginas
O EFEITO ACIDIFICANTE DO ENXOFRE (S) NA LIBERAÇÃO DO P2O5 DO FOSFATO DE ARAXÁ NA CULTURA DO CAFEEIRO
Vinicius Andre Carneiro¹; Roberto Santinato²; Bruno Gabriel de Carvalho³; Rodrigo Ferreira Ticle4; Alexandre Garcia de Resende5; Ari Waldrich da Fonseca6; Tiago de Oliveira Tavares7.
(1)

Estudante de graduação em agronomia pelo Centro Universitário de Araxá, (2)Eng. Agrônomo MAPA, (3)Estudante de graduação em agronomia pelo Centro Universitário de Araxá, (4) Eng. Agrônomo projeto Educampo Sebrae, Professor do Curso de Agronomia do Centro Universitário de Araxá, (5)Estudante de graduação em agronomia pelo Centro Universitário de Araxá, (6)Estudante de graduação em agronomia pelo Centro Universitário de Araxá, (7)Estudante de graduação em agronomia pelo Centro Universitário de Araxá.

Resumo – O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito acidificante do enxofre na liberação do fosfato Araxá em plantas de café. O experimento foi realizado no campo experimental de café da CAPAL, localizado no município de Araxá. O solo utilizado foi um latossolo vermelho distrófico, coletado de 0 a 40 cm de profundidade. O trabalho foi realizado em DIC com 6 tratamentos e 3 repetições. Sendo os tratamentos: T1, 150 Kg/ha P 2O5 de fosfato natural de Araxá (FNA), T2, 150 Kg/ha P2O5 super fosfato triplo, Fosfato Araxá (150g P²O5)/ha + Enxofre (S) pó 40g de S, Fosfato Araxá (150g P²O5)/há + Enxofre (S) pó 80g de S, Fosfato Araxá (150g P²O5)/ha + Enxofre (S) pó 160g de S, Fosfato Araxá (150g P²O5)/ha + Enxofre (S) pó 320g de S. Foi observado que não houve diferença estatísticas entre a testemunha e os outros tratamentos. Palavra-chave:, Coffea Arabica, disponibilidade fósforo; nutrição de plantas. INTRODUÇÃO O café é um dos principais produtos de exportação do Brasil, cujo cultivo ocupa extensas áreas agrícolas do País, com destaque para a região do cerrado mineiro, pelas suas condições de solo. Os solos de Cerrado, são muito intemperizados, e há uma mudança gradual nas características

Relacionados

  • O papel do agronegocioa na economia do brasil
    137516 palavras | 551 páginas
  • Produção de Sementes e Mudas Florestais
    119405 palavras | 478 páginas