O EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE/PLANO DE PESQUISA - A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA- DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA ATUAR NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

5849 palavras 24 páginas
PLANO DE PESQUISA

Aluno(a): Joelma Aparecida de Matos

Curso: Docência do Ensino Superior

TEMA

A formação pedagógica visando o desenvolvimento de competências e habilidades no profissional docente para atuar no Ensino Superior dentro da realidade atual.

TÍTULO

A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA ATUAR NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.

O PROBLEMA

A discussão sobre formação de professores tem ocupado lugar de destaque nos centros de pesquisa do mundo todo. Já há algum tempo, a situação da escola, a situação do ensino e da aprendizagem, ocupa o interesse mundial, visto que a crise na educação é um fato – e um fato que constitui grande preocupação para todos os países do mundo. A novidade é que a discussão – forte – nos últimos anos é o peso e a parcela de responsabilidade da formação de professores (inicial e continuada) tanto para agravar quanto para sanar a crise por que atravessamos na Educação.
No Brasil, diante de tantos desafios que a política e a estrutura da educação nos propõem, o interesse em pesquisar e discutir a formação docente tem também tomado corpo como uma das tentativas de entender a atual situação que enfrentamos, assim como delinear alternativas para um gradativo abrandamento dos gritantes problemas do cenário atual, mesmo que a longo prazo.
É dentro de tal universo de pesquisas que a figura do professor universitário – responsável pela formação dos profissionais, inclusive o próprio professor – emerge como de relevante interesse. Quem é o professor universitário? Quem é o professor formador de formadores? Como se constituiu professor? Como encara sua prática docente? Como está este profissional e como deveria estar? Que características são predominantes no perfil desse profissional? Quais os saberes e procedimentos considerados determinantes para o professor do ensino superior? Quais expectativas têm a sociedade em relação a esse profissional? Como ensinar no Ensino

Relacionados