O educando do eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O educando do EJA, realidade que o cerca e suas necessidades
Os alunos que procuram o EJA têm características especificas são elas: baixa renda, adulto do campo ou zona rural, precisou trabalhardesde para ajudar em casa, passaram por problema, gravidez, violência, insegurança, drogas, enfim, poderíamos apontar infinitas situações deste abandono que mulheres e homens, jovens e adultosenfrentaram em suas vidas.
Os educandos jovens estão ali por vários motivos por não terem uma disciplina ao estudar, várias repetências e ficaram com vergonha, processo de aprendizagem foi difícil,conhecer outras pessoas, mais os adultos já procuram o EJA, pois, não teve a chance de estudar, está trabalhando, sustenta á família, crescimento rápido no mercado de trabalho, dificuldade deaprendizagem, mais, tem força de vontade, consciência que precisa aprender, perseverante, valoriza suas conquista, toma decisões, objetivando o estudo.
São pessoas sem muita criatividade, de diferentes níveisde letramento, uma linguagem simples que usa no dia - dia e também um linguajar trazido de seu trabalho, marginalizados pela escola mais são pessoas que possuem conhecimentos desenvolvidas ao longoda vida, portanto, capazes de ler e escrever.
Apresentam certas dificuldades em sala de aula como cansaço, vergonha, ausência nas aulas, preocupações familiares, horário de trabalho (horas extras,plantões), bloqueio em entender os conteúdos ensinados na aula, medo, deficiência alimentar.
A autoestima precisa ser trabalhada valorizando-os com palavras de afeto como: muito bem, é isso aí, vocêconseguiu, desenvolvendo sua confiança, conhecer sua realidade o professor precisa ser ativo.
O educador precisa de um lugar para conhecer, dialogar, entender ás perspectivas do aluno para trabalhar,seus conteúdos e saber que eles são produtores de cultura.
Alfabetizar estes alunos através da conscientização crítica, compreensão e sua realidade, portanto, á função do professor será de...
tracking img