O educador musical no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O EDUCADOR MUSICAL NO BRASIL

Desde a Grécia Antiga, a música era tema de discussões filosóficas e que até hoje são relevantes à cultura brasileira. Pitágoras (582-507 AC) considerava a música como a expressão da harmonia, e esta explicava-se através de proporções numéricas. Anáxoras (500-428 AC) criou a teoria do nous, uma partícula invisível responsável pelo princípio de organização douniverso, e disse que tal princípio se encontrava na música através do ritmo, este regulado por leis físicas. Democritus (n.460 AC) apontava a música como poderosa força educacional e social. Sócrates (469-399 AC), Platão (427-347 AC) e Aristóteles (384-322 AC) consideraram os efeitos da música no corpo e alma do ser humano e apoiaram decisivamente a inclusão da música no currículo escolar da GréciaAntiga.
Na Era Medieval, a função da música foi de servir aos interesses da Igreja, e foi usada como instrumento educacional. Até a Renascença, a música continuou a manter importante papel na educação. Lutero (1483-1546), Calvino (1483-1546) e Comenius (1592-1670) escreveram extensivamente sobre música e defendiam o aspecto importante da música na educação individual, enquanto Locke (1632-1704)questionou tal posição. Rousseau (1712-1778) considerava a música como a arte de expressão e imitação, e Pestalozzi (1746-1827), Froebel (1782-1852) e Spencer (1820-1903), recomendavam a música como parte essencial de uma educação formal.
O psicólogo, filósofo e educador norte-americano Dewey (1859-1952) com sua Aesthetic Experience, tende em ver a educação musical do ponto de vista estético-experimental, e descreve a música como de importância fundamental na educação, porque a música expressa os conflitos e resoluções inerentes ao ser humano.
Atualmente, a educação brasileira vive um momento importante de expectativa positiva em relação á implantação gradativa de preceitos contidos na LDBEN 9394/96, que estabelece novas diretrizes e bases para a educação nacional. Quanto às artes,destaca-se a importância de manter-se e fortalecer licenciaturas específicas nas chamadas modalidades artísticas, música, dança, artes visuais e teatro.
Os propósitos contidos nas recentes diretrizes são de difícil concretização, pois a rede pública, para obter a presença das artes em todos os níveis de ensino, terá que contratar professores especializados em cada uma das áreas de conhecimentoartístico. É a urgente necessidade de preparar docentes com capacidade intelectual e base teórico-prática para propor abordagens interdisciplinares compatíveis com as rápidas transformações nunca antes observadas na história e na cultura, que vêm ocorrendo na contemporaneidade e interferindo na relação entre arte, cultura, ensino e sociedade.
Na trajetória da educação musical no Brasil, houve modificaçõesagora sugeridas para a rede pública que são ousadas e inovadoras: fatos históricos conhecidos são detalhados por Diniz (1994), relembrando que os primeiros preceitos de educação musical chegaram ao Brasil Colônia ligados à religião por meio dos jesuítas. Em seguida, o destaque fica por conta do Pe. José Maurício, no século XVIII, passando, no século XIX, por sociedades particulares, criadas paraestimular, cultivar e sustentar as atividades musicais até chegar a Villa Lobos que “... em consonância com as idéias da política cultural de Vargas, tenta criar ‘uma ponte na relação do povo com a Música’” (SOUZA, 1999).
A educação Musical está latente, histórica, social e comunitariamente na vida dos brasileiros, através de uma imensa teia, interligada por fios muitas vezes invisíveis, carentesde comunicações e ações integradas.
Gainza(1995), ícone da Educação Musical latino americana, afirma que: “....educar em música implica em focalizar de maneira simultânea uma multiplicidade de processos que revertem a uma multiplicidade de modelos formativos e não a um modelo único”.
Nota-se que são grandes os benefícios da música para o ser humano, dentre eles: desenvolve ainda a percepção...
tracking img