O edipo na menina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ÉDIPO MENINA



A menina passa por quatro fazes no tempo edipiano, o primeiro é o pré-edipiano tempo, que consiste em: ela tem quatro anos aproximadamente ela acredita deter de um falograndioso, e sente desejo de possuir a mãe, neste tempo ela acredita deter de algo muito precioso, e sente excitações clitoridianas.
Depois ela passa pelo tempo de solidão que é quando a meninadescobre que não detém do mesmo falo que o menino. No começo ela acredita que o seu vai crescer e ficar como o do menino, mas com o passar do tempo ela percebe que isso não aço não acorrerá, e ela tambémpercebe que a mãe também não detém deste falo, e cria uma revolta contra esta mãe, pois ela acredita que a mãe a privou de ter este falo, ela acha que a mãe mentiu para ela, a privou de ter esteFalo, pois a fez acreditar que as duas possuíam o Falo. Neste tempo ela se sente muito sozinha e humilhada, nesta faze ela inveja o menino
O terceiro tempo é do Édipo que é quando a menina volta-se parao pai, detentor do grande Falo, ela quer que o pai a de o seu falo, mais o pai se recusa, então ela quer que ele a console, neste tempo ela quer se tornar o falo do próprio pai, ela começa a seidentificar com a mãe, é nesta faze que a menina, começa a querer utilizar as coisas da mãe, ela quer se parecer com a mãe, quer ser deseja pelo seu pai como objeto sexual.
O ultimo tempo é o deresolução do Édipo, mas lembrando que o Édipo da menina também volta na adolescência, como o do menino.
Nesta etapa ela vê que o pai a recusa, é como se pai dissesse que nunca poderá suprir seus desejos. E énesta faze que ela se abre para o homem amado, ela descobre a vagina e o útero, e descobre que poderá conceber um filho do seu companheiro.
Para o homem o Falo é a força; para a mulher é o amor.“O menino torna-se homem em dias, e a menina torna-se mulher progressivamente.”
Referências:
NASIO, Juan David. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Zahar: Rio de Janeiro,...
tracking img