O economista david ricardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: Administração de Empresas
DISCIPLINA: Economia Brasileira e Internacional
PROFESSOR: Osvaldo DATA: 01/11/2012
BIOGRAFIA:
Economista inglês, nascido em 18/04/1772; Autor da teoriado trabalho como valor, é um dos fundadores da ciência econômica. Nasce em Londres, filho de judeus holandeses. Deixa a escola aos 14 anos para trabalhar com o pai como corretor na bolsa de valores,atividade que lhe rende prestígio profissional.
Aos 21 anos, converte-se ao protestantismo e rompe com a família para casar-se com uma jovem quacker. Trabalha por conta na bolsa de valores e ficarico. Passa a dedicar-se à leitura, principalmente de textos sobre matemática, química e geologia. Influenciado pelas ideias do economista inglês Adam Smith, aprofunda o estudo das questões monetárias.Elege-se, em 1819, para o parlamento no qual defende projetos liberais e reformistas. Morre em Londres em 11/09/1823.

BIBLIOGRAFIA:
Seu primeiro trabalho, (1810; O alto preço do lingote de ouro,uma prova da depreciação das notas de banco), mostrou que a inflação que então ocorria se devia à política do Banco da Inglaterra de não restringir a emissão de moeda.
Em 1815 publicou: Ensaio sobre ainfluência de um baixo preço do cereal sobre os lucros do capital. Nesta obra, o autor fala da restrição da importação e do alto preço do trigo que somente pressionava o aumento também dos salários,o que reduzia substancialmente os lucros.
Em 1817 publicou sua obra capital, (Princípios de economia política e tributação), em que analisou as leis que determinam a distribuição do produto socialentre as "três classes da comunidade": proprietários de terras, trabalhadores e donos do capital. Entre os princípios formulados por Ricardo encontra-se aquele segundo o qual todo trabalho produtivo,inclusive o agrícola, gera excedente econômico, isto é, riqueza.
IDÉIAS:
Influenciado pelas idéias do economista inglês Adam Smith. A sua teoria das vantagens comparativas constitui a base...
tracking img