O défice comercial de Cabo Verde no per odo de 1997 a 2007

2862 palavras 12 páginas
O défice comercial de Cabo Verde no período de 1997 a 2007: uma análise de regressão linear múltipla

RESUMO

Palavras-chave:

ABSTRACT

Keywords:

1 Introdução

O presente estudo incide sobre uma análise de regressão linear múltipla do défice da balança comercial de Cabo Verde nas suas relações comerciais com o exterior.

Será que a tendência do défice comercial com o exterior é para continuar? Qual é a significância das exportações para o saldo da balança comercial?

O objectivo geral do estudo é desenvolver uma equação matemática de Regressão Linear Múltipla onde possamos estimar o saldo da balança comercial com base nas importações e nas exportações do país.

Especificamente, os objectivos passam por estabelecer o modelo de regressão linear que melhor se ajusta aos dados. Este modelo será utilizado para estimar (prever) o saldo da balança comercial do país com o exterior, o que vai permitir tirar ilações sobre vantagens e desvantagens das trocas comerciais de Cabo Verde com esses países.

Podemos apontar como justificação do estudo o facto de Cabo Verde ser um país totalmente dependente do exterior e, face a escassez de recursos naturais, o país ainda depende na sua grande maioria das importações. Assim como o problema da dependência externa em termos de produtos e serviços, o balanço de pagamentos tornou-se uma questão fundamental para Cabo Verde, dado que o país tem apresentado sucessivos défices comerciais ao longo dos anos.

Cabo Verde no âmbito da sua política internacional tem uma economia totalmente aberta ao exterior. E, desta forma procura inserir nos mercados mundiais e aproveitar as oportunidades da liberalização económica e da globalização das economias. Neste sentido, as variáveis utilizadas para a análise da regressão são a saldo da balança comercial, os valores das importações e os valores das exportações.

2 Referencial teórico
2.1 O conceito de comércio externo

Define-se o Comércio Externo como a troca de bens e serviços

Relacionados

  • POR UMA NOVA CRÍTICA DO VALOR: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA DO MUNDO MODERNO
    296137 palavras | 1185 páginas