O documentario - criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

O documentário busca retratar a realidade do sistema judiciário penal brasileiro. Foi gravado em grande parte dentro do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Mostrando então, a óticade cada sujeito envolvido no processo, dês de o Juiz até o réu, passando pelo promotor, defensor, e familiares do acusado.

O interessante ao observar-se o dia a dia no Tribunal e na vida daspessoas envolvidas nos casos mostrados no filme, é justamente a percepção do perfil do criminoso, ou melhor, criminalizado. A sociedade e até mesmo os profissionais do direito acabam encarando o crimecomo sendo algo exclusivo das classes menos favorecidas da sociedade, e muitas vezes os juízes julgam com base nos antecedentes criminais e na perspectiva que enxergam no réu de voltar a cometer atosdelituosos, não se atendo ao caso concreto, tornando assim mais difícil a busca de uma vida digna, que o sistema como um todo não lhes proporciona.



Comentários gerais:

O Tribunal de Justiça doRio de Janeiro é onde ocorre uma parte da história da vida dos personagens do filme. Reféns de uma sociedade dividida, os de classe social menos favorecida, os réus no caso, fica fácil observar amaneira encontrada, não tão eficaz, de retirar do convívio social os delinquentes que não são suportados pelo sistema que nos segrega. É um mecanismo que protege os que estão no topo para que estes nãodesçam, mantém os que estão abaixo sempre em seu lugar e quando estes acabam por ferir a paz dos “soberanos” são julgados de maneira falha e colocados de lado no cárcere que desrespeita a dignidade doser humano.

A história de Carlos Eduardo, jovem brasileiro, balconista, cursou até a oitava série, foi uma das que particularmente, chamou mais a atenção, devido entre outros fatores, ter sidomostrada a angústia sofrida por seus familiares, como sua mãe, o nascimento de sua filha enquanto este se encontrava preso preventivamente, que é restrição de liberdade que deveria ser exceção à regra,...
tracking img