O dizimo da lei eo dizimo da graça

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O dizimo na lei e o dizimo na Graça.
Uma das coisas mais comentadas nas igrejas é sobre o dízimo, é um assunto polêmico, pois muitos defendem princípios que são dos seus interesses. Alguns dirigentes fazem questão de exigir o dizimo como regra de fidelidade para com Deus. A base que usam está em malaquias: (Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimentona minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (este texto esta no antigo testamento é um texto que está se referindo ao povo de Israel e tem promessas de Deus para quem o fizer corretamente dentro das regras da lei do dizimo. Exemplo(Deuteronômio 12:17) - Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão.
Os dízimos tinham um destino fiel e não poderia ser desviado para outros recursos, pois era paraaqueles que ministravam o sacerdócio levitico e também os trabalhos do templo ou tabernáculo,
(Números 18:24) - Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
Os próprios levitas tinham também que dizimar ao Senhor daquilo que recebiam. (Números18:26) - Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos. (Números 18:28) - Assim também oferecereis ao SENHOR uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do SENHOR aArão, o sacerdote. (Deuteronômio 12:6) - E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
(para cada voto tinha uma regra para os dízimos conforme estabelecido pela lei.
Jesus notou que Israel estava transgredindo a leiem tudo, (João 7:19) - Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?
Alguém que usa o dizimo se baseando na lei, deve também saber que a lei é completa e perfeita , e nenhum homem é perfeito para cumpri-la por isto Jesus se fez carne se tornou homem para cumprir por nós toda a lei, pela Graças somos salvos. Ef. 2;8-9(Mateus 5:17) - Não cuideis que vimdestruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mateus 5:18) - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.Jesus ofereceu a si mesmo como oferta a Deus pelos nossos pecados, cumprindo todas as exigências de ofertas que eram exigidas por lei diante de Deus.Mas por outro lado devemos observar queo dizimo não começou com a lei, mas com Abraão, então o dizimo não é da lei, mas é da fé, ou seja, do pai da fé. (Gênesis 14:20) - E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Deu Abraão o dizimo de tudo, isto é de tudo que recuperou dos seus inimigos.
A forma de dizimar não foi uma regra para Abraão, mas foi uma forma degratidão a Deus pelas bênçãos recebidas. O sacerdote que recebeu o dizimo era do Deus altíssimo sem genealogia humana, seria uma figura de Jesus Cristo O nosso Sacerdote Eterno, (Hebreus 5:9) - E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; (Hebreus 5:10) - Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 7:1) - PORQUE este...
tracking img