O Divorcio no novo Testamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto




O DIVÓRCIO NO NOVO TESTAMENTO



INTRODUÇÃO

TOMANDO POSIÇÃO

Uma igreja estava para tomar uma posição sobre o divórcio. Para isso, estava se informando sobre a posição em relação ao divórcio de PESSOAS, IGREJAS e DENOMINAÇÕES. O que está errado é tomar uma posição com base na posição dos outros. Afinal de contas, temos a Bíblia. Para quê serve a Bíblia? Afinal, ela é ou não é, aÚNICA revelação escrita de Deus para o homem? Ela é PERMANENTE, PERFEITA, INFALÍVEL, COMPLETA e FINAL. É ela, e somente ela, que pode nos dizer o que POSSO CRER e o que NÃO POSSO CRER o que POSSO FAZER e o que NÃO POSSO FAZER.
Sempre e cada vez que temos que tomar posição sobre alguma coisa, temos que ir à Bíblia, e mais especificamente ao Novo Testamento, para saber o que ele diz sobre oDIVÓRCIO.

PROPOSIÇÃO.
Por que O DIVÓRCIO NO NOVO TESTAMENTO? Simplesmente porque o divórcio no Velho Testamento era um EXPEDIENTE da lei, que já foi cumprida por nosso Senhor Jesus Cristo.
Qualquer pessoa que toma posição favorável ao divórcio seja ela qual for não está de acordo com o ensino do Novo Testamento, pois nele não existe divórcio. Quem toma posição divorcista está numa das seguintessituações ou em mais de uma:
Primeira, está retrocedendo à lei de Moisés, que já foi cumprida;
Segunda, está sendo mundano, aceitando a proposição do mundo sem Cristo;
Terceira, está tentando agradar a gregos e troianos, o que é impossível;
Quarta está sendo um Maria-vai-com-as-outras;
Quinta está lutando em causa própria;
Sexta, não tem coragem, de tomar a posição do Novo Testamento. Vouapresentar sete argumentos que provam que no Novo Testamento não existe o divórcio.











1. O ARGUMENTO DAS PALAVRAS GREGAS PARA "ADULTÉRIO" E
"FORNICAÇÃO”.

Há duas palavras gregas usadas juntas que tratam do divórcio. Numa transliteração do grego para o português estas duas palavras são MOIQUEÍA e PORNEÍA.
Moiqueía é geralmente traduzida por ADULTÉRIO.
Pornéia é traduzidaRELAÇÕES SEXUAIS ILÍCITAS, PROSTITUIÇÃO, FORNICAÇÃO (o correto), IMPUREZA e IMORALIDADE.

Embora MOIQUEÍA e PORNEÍA tenham semelhanças entre si, por tratarem de pecados sexuais, na verdade seus sentidos são bem diferentes, e de grande importância quando se estuda sobre o divórcio no Novo Testamento. Alguns estudantes da Bíblia usam estas duas palavras como SINÔNIMAS .
Contudo, como creio naINSPIRAÇÃO VERBAL-PLENÁRIA das Escrituras, que é baseado em evidências fortes, e como aceito a INTERPRETAÇÃO LITERAL das Escrituras, que também é baseada em evidências fortíssimas, não posso aceitar as duas palavras como SINÔNIMAS.

Creio que o sentido delas é diferente entre si. MOIQUEÍA ou ADULTÉRIO é a RELAÇÃO SEXUAL DE UMA PESSOA CASADA COM OUTRA QUE NÃO SEJA O SEU CÔNJUGE.
Somente aspessoas casadas cometem MOIQUEÍA ou adultério. PORNEÍA ou
FORNICAÇÃO é a RELAÇÃO SEXUAL ENTRE PESSOAS SOLTEIRAS (sentido específico).

Quando a PORNEÍA tem fins lucrativos, chama-se PROSTITUIÇÃO.
Em Mat. 5:32 Jesus usou as duas palavras. Ele disse: "Eu, porém, vos digo que qualquer que REPUDIAR sua mulher, A NÃO SER por causa de FORNICAÇÃO, faz que ela cometa ADULTÉRIO, e qualquer que casar com arepudiada, comete ADULTÉRIO". Jesus usou aqui a palavra PORNEÍA, que na tradução temos FORNICAÇÃO (esta é a tradução correta) RELAÇÕES SEXUAIS ILÍCITAS (ARA: errado), PROSTITUIÇÃO (ARC: errado), INFIDELIDADE (Brasileira: errado). O mesmo se dá em Mt 19:9. Quando Jesus usou a palavra PORNEÍA, registrada em Mt.5:32; 19:9; Mc.10:11 e Lu.16:18, Ele falava de pessoas casadas COMPROMISSALMENTE, mas nãoCONJUGALMENTE. Entre os judeus havia o CASAMENTO COMPROMISSO e o CASAMENTO CONJUGAL.
Havia um espaço de tempo que podia durar até um ano. Os dois eram casados pelo COMPROMISSO, mas cada um ficava na casa de seus pais, até ao tempo da UNIÃO CONJUGAL, quando os dois se uniam. Um exemplo clássico disso temos no caso de José e Maria. O texto sagrado diz: "Estando Maria, sua mãe, DESPOSADA com...
tracking img