O dispositivo dr como forma de proteção elétrica em residencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho interdiscilinar dirigido II
INSTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA


O DISPOSITIVO DR COMO FORMA DE PROTEÇÃO ELÉTRICA EM RESIDÊNCIAS




Resumo - Devido o aumento de equipamentos elétricos nas residências, o uso constante da eletricidade se tornou cotidiano e trivial. A energia elétrica é fonte de recursos facilitando a vivência do ser humano, entretanto, àenergia elétrica pode ser fonte de perigo se não tomadas algumas precauções. Com o aumento de seu consumo, aumentou-se também o número de acidentes provenientes do choque elétrico. Uma proteção eficaz, tanto à segurança dos equipamentos quanto à vida dos usuários é atendida pelo Dispositivo de Proteção à Corrente Diferencial Residual (DR). A finalidade do presente trabalho é salientar os seusbenefícios e suas limitações nas residências como forma de proteção contra choques elétricos.

Palavras-chaves ( Dispositivo Residual, Segurança elétrica, choque elétrico, corrente de fuga.

1. Introdução

As questões que envolvem acidentes com eletricidade têm merecido maior atenção nas últimas décadas, o aumento expressivo de equipamentos elétricos nas residências proporcionou uma grande demandade energia, requerendo maiores cuidados com o circuito residencial.
A preocupação e conscientização com a segurança nas construções têm se tornado um fator fundamental na hora da escolha dos materiais e equipamentos a serem utilizados nas instalações, devido aos elevados números de acidentes ocorridos em sistemas elétricos, causando danos à saúde, perda de equipamentos e aumento no consumode energia elétrica.
Uma proteção eficaz, tanto à segurança dos equipamentos quanto à vida dos usuários é tendida pelo dispositivo de proteção à corrente diferencial residual (DR), compatível com as exigências da norma NBR 5410/97 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão sendo de uso obrigatório em todo território nacional desde 1997 conforme lei 8078/90, art. 39 - VIII, art. 12, art. 14.
O DRé um dispositivo de segurança de interrupção do circuito de ação rápida, capaz de detectar desequilíbrios no circuito, a fim de proteger pessoas contra o choque elétrico nocivo à saúde decorrentes das correntes de fuga, seja por meio do contato direto ou indireto à rede, causadas em sua maioria por instalações elétricas mal executadas, subdimensionadas, em mal estado de conservação e/ouenvelhecimento. Além disso, protege o circuito contra possíveis incêndios cujo os disjuntores termomagnéticos não são capazes de detectar.
O Choque elétrico é o conjunto das alterações ocorridas no organismo, quando este é exposto à eletricidade, sendo causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer; já a designação corrente de fuga é a dada corrente decondução, devido à isolação imperfeita, percorre o caminho diferente do previsto (FUNDACENTRO, 2001).


2. Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os benefícios e as limitações da instalação do dispositivo DR nas residências como forma de proteção contra choques elétricos.

3. Revisão Bibliográfica


1. Conceito de Choque Elétrico e seus Riscos

Qualquer atividadebiológica no corpo humano seja ela glandular, nervosa ou muscular é originada de impulsos de corrente elétrica. Se a essa corrente fisiológica interna somar-se uma corrente de origem externa (corrente de fuga), devido a um contato elétrico, ocorrerá no organismo humano uma alteração das funções vitais que, dependendo da duração e da intensidade da corrente, poderá provocar efeitos fisiológicos graves,irreversíveis ou até a morte da pessoa (Siemens 2009).
Estudos realizados para determinar os efeitos provenientes do choque elétrico no ser humano quando correntes elétricas de diferentes intensidades circulam pelo seu corpo em intervalos de tempo diferentes, levaram à identificação de seis zonas de tempo x corrente e os seus efeitos sobre as pessoas conforme representa a figura 1.
Os...
tracking img