O discurso do desenvolvimento sustenavel

398 palavras 2 páginas
O discurso do Desenvolvimento Sustentável: em busca de suas origens
A busca pela competitividade e a crescente disputa por mercados, vivenciada nas últimas décadas, fizeram surgir novos modelos de negócios baseados em inovações tecnológicas, na gestão de pessoas e no gerenciamento do conhecimento, chavões considerados como diferenciais competitivos para agregar valor aos negócios e oferecer melhores serviços aos clientes. Estes termos têm origem no processo de globalização da economia, surgido nos anos de 1980, nos Estados Unidos da América, e se referiam às ações estratégicas de grupos econômicos no sentido da “adoção de condutas globais dirigidas a mercados com demandas solventes” e que, mais tarde, foi “ampliada para uma visão de investidor financeiro com estratégias mundiais” (CHESNAIS, 2005)7.
Ocorre que nesses modelos o capitalismo permaneceu presente, com a visão do ciclo produtivo onde é permitido extraircrescimento econômico combinado com a eficiência na lógica do mercado.
LAYRARGUES (1997)14, ao discutir o uso indiscriminado do termo Desenvolvimento Sustentável, chama atenção para a obra “Etapas do Desenvolvimento Econômico” de Rostow, que conceitua desenvolvimento a partir da ideia do darwinismo social, ou seja, uma sucessão evolutiva de estágios onde as sociedades humanas evoluiriam de formas inferiores para superiores. Este conceito “parte de uma sociedade rudimentar e culmina numa civilização ocidental industrializada de consumo, considerada única e universal”15. Este pensamento explica de alguma forma as ações dos projetos de cooperação e transferência de recursos financeiros e tecnológicos do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional para a abertura da economia nos países do terceiro mundo como forma de se obter aumento no padrão de vida das pessoas, resultante do crescimento econômico, assentado na premissa de
“fazer o bolo crescer para depois dividi-lo”, o que nos parece não ter ocorrido.
ARAUJO e MENDONÇA

Relacionados

  • Prointer II Relat Rio Final
    3257 palavras | 14 páginas