O direito processual como expressão de valores sociocultuais e os clássicos da política.

875 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO:
Este estudoprocura abordar e relacionar, de maneira sucinta, opiniões distintas referentes à resolução de litígios na sociedade.
De acordo com o texto base (O Direito Processual Como Expressão de Valores Socioculturais), o processo judicial é um instrumento de resolução ou acomodação de conflitos na sociedade civil. Já para Maquiavel, o poder político aparece como a única possibilidade de solucionar tais situações. Hobbes, outro clássico da política, analisa o conflito como resultado da competição existente entre os homens; este só poderia ser resolvido com a presença de um Estado forte e centralizado.
DESENVOLVIMENTO:
1) O processo judicial existe como instrumento de composição de conflitos em sociedades nas quais já se encontram estabelecidos instrumentos sociais capazes de canaliza-los.. Conflitos estes que, para Maquiavel, têm sua origem na natureza indomesticável e malévola do homem. Já segundo Hobbes, o conflito começa quando dois ou mais homens desejam a mesma coisa e passam a competir por ela até que alcancem seu desiderato.
As preocupações com a segurança social, segurança individual, liberdade e ordem são dominantes no Direito Processual.
Para Hobbes, a sociedade estaria livre e segura apenas quando se submetesse às regras, pois homens fazem apenas o que querem, tornam-se lobos uns dos outros, colocando em risco a segurança e a liberdade coletiva e individual. As regras existem justamente para que os homens possam viver em paz
Segundo Maquiavel, a ordem é produto necessário da política, não é natural, nem a materialização de uma vontade extraterrena, e uma vez alcançada, jamais será definitiva, pois sempre haverá uma ameaça à sua permanência: a natureza imutável e malévola do homem.
2) Toda sociedade sedimenta ao longo dos anos certo quadro cultural; valores que são as verdadeiras metas culturais – visando o bem-estar do ser humano - sugeridas pela sociedade a todos os seus componentes. Tais valores, cuja observância é mais ou menos

Relacionados

  • Brasil, de getúlio a castelo
    172578 palavras | 691 páginas