O direito de permanecer calado

Páginas: 4 (987 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
O Direito de permanecer calado

No hiato temporal da sociedade, o Estado confundia-se com o rei, ao ponto deste afirmar que ele era o Estado e que todos os direitos da sociedade emanavam dasua vontade pessoal.
A igreja católica já assumiu tal posição, quando seus líderes para concretizar e afirmar a Igreja de Roma diziam: “se inocente para que defesa, se culpado indigno dedefesa”.
O Estado nazista, o fascista e outros modelos totalitários de governar de igual forma adotavam políticas em que o ser humano era tratado como rés (coisa, objeto).
Nos exemplos acimailustrados o tratamento dado ao homem era tão indigno que reis dormiam na primeira noite de núpcias com as noivas, para lhes tirar a virgindade e só então o noivo poderia fazer às vezes de marido. Nãoobstante este fato a igreja católica queimou milhares de pessoas nas fogueiras santas, nos caldeirões de óleo ou de água escaldante para obter a verdade do apurado pela instituição cristã: a confissãoera buscada a todo custo, se o castigado sobrevivesse era inocente, se morresse era culpado!
Numa destas investidas, como relatado por Margaret Starbird, no seu livro Maria Madalena e o SantoGraal - a mulher do vaso de alabastro - o Vaticano teria no ano de 1209 “lançado uma cruzada contra Provença, inclusive contra os nobres que ali viviam, muitos dos quais eram adeptos da heresia cátara.Aliados do rei da França, os exércitos do Papa devastaram o Midi por uma geração, e sua vitória culminou em um massacre no Montségur, um seminário cátaro. Neste lugar em 1244, um grupo de heregessitiados acabou vencido e as mais de duzentas pessoas que se recusaram a repudiar suas próprias crenças foram queimadas vivas, muitas delas maçons, seguidores da rosa-cruz.
Na mesma linha, osregimes totalitários mataram milhões de pessoas que eram suspeitas de serem inimigas do poder, os campos de concentração da Alemanha, transformaram-se em Òrosis de sangue. O Brasil não fugiu desta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violação ao direito de permanecer em silêncio
  • permanecer SUS
  • Antonio Calado
  • Doutor Nuno Calado
  • A sociologia do direito opta por fazer uma análise externa do sistema jurídico, seus adeptos a colocam com o ramo da sociologia....
  • Permanecer ou sair da caverna?
  • "Corpo Calado e Imaginários em Confronto"
  • Os motivos que levam um funcionário a permanecer em uma empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!