O direito celta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DIREITO CELTA

Na história do direito, podemos fazer uma ampla análise que nos levará a conhecer como o direito contemporâneo foi influenciado pelo direito costumeiro praticado por vários povos.Entre os povos que se destacaram quanto à história, na prática de uma legislação baseada nos costumes que regulamentavam o convívio do povo, está o povo celta.
Esses costumes influenciaram váriospovos, mas seus registros mais latentes estão sobre a Irlanda. Os costumes e a religião são os principais elementos que unificaram a cultura celta.
O direito celta era totalmente costumeiro. Portanto,não se encontra a sua normatização escrita. Os estudos mais aprofundados são baseados em relatos e prática de hábitos de convívio. Conclui-se que isso seria devido ao fato de o direito ser aplicadopelos sacerdotes que eram escolhidos, treinados e educados para tal ofício. Na cultura celta, os sacerdotes tinham a incumbência de indicar o sucessor para o ofício de legislar. Estes não sepreocupavam em escrever os ritos e práticas da legislação, pois mantinham o monopólio da interpretação das leis. Os Druidas, como eram chamados os sacerdotes, eram “juízes” da época. Suas decisões eram supremase inapeláveis.
O povo celta não confiavam a tradição da legislação aos escritos, posto que eram proibidos de faze-lo desta forma.
Somente quando ocorreu o domínio do cristianismo, a tradição dossacerdotes juízes acabou, e assim sofreu o direito celta profunda influência do direito canônico.
É muito importante lembrarmos que, ao contrario de muitos povos, na sociedade celta, a mulher tinhamaior liberdade, podia exercer varias funções, entre elas poetisas, médicas, sacerdotisas ou legisladoras.
É de fundamental importância anotar que apesar do desprezo pela escrita, quanto ao registro dalegislação, existem obras registradas que é referencial do direito e costumes dos celtas.
Vale citar que o Senchus Mór é um livro irlandês que registra costumes e leis, este feito por ordem do rei...
tracking img