O dinamica de grupo no comercio varejista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Toda e qualquer empresa precisa recrutar e selecionar. Nos dias de hoje, este processo está ainda mais complexo e vai além de avaliar currículos e promover entrevistas. A tarefa de buscar no mercado de trabalho um profissional que atenda ao perfil e às necessidades do cargo a ser ocupado exige do recrutador, além de competência técnica, habilidade, bom senso e dinamismo.

Nesta entrevistaconcedida ao Portal da Enfermagem, Maria de Lourdes Neves Fonseca Azevedo da Costa, especialista em Psicologia Social das Organizações e Psicologia Organizacional e do Trabalho, explica a diferença entre recrutar e selecionar e o que abrange cada tarefa. Ela ainda ressalta que as instituições são cobradas por melhores resultados, por atendimento e prestação de serviço com maior qualidade e querecrutar e selecionar faz parte do objetivo a ser alcançado.

Mestre em Bioética, Maria de Lourdes atua há 28 anos na área de Gestão de Pessoas no segmento da Saúde e, atualmente, é Gerente de Gestão de Pessoas do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).


Como podemos definir Recrutamento e Seleção de Pessoal?
Embora possa receber outros nomes como captação de talentos, gerenciamento depessoal, e o que mais a nomenclatura mais moderna exigir, se você quiser contratar alguém para trabalhar em sua empresa, vai precisar recrutar e selecionar.
É interessante porque sempre falamos recrutamento e seleção como se fosse um nome composto. Na verdade não o é. E por sinal são situações bem distintas dentro do processo. Recrutar significa identificar - no universo de possibilidades que vocêtem - as pessoas que possuem os requisitos básicos para ocupar a vaga em aberto. Selecionar é definir entre os candidatos recrutados aquele ou aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência da organização e conduzi-la à excelência e ao sucesso.


Como é operacionalizado e quais os principais meios de recrutamento de pessoal?
O que inicia um processo decontratação é o recebimento de uma solicitação de pessoal encaminhada pela área requisitante à Gestão de Pessoas. A partir daí, a área de Gestão de Pessoas deve ter muito claro todos os requisitos do cargo - competências exigidas - para que possa, com clareza, iniciar o processo.
Caso a empresa tenha como política a valorização e retenção de seus talentos, primeiramente verificará dentro da própriaempresa os colaboradores que se encaixam no perfil requerido – esta ação é denominada de recrutamento interno.
Uma vez identificadas as pessoas, o próximo passo é a seleção. Vale ressaltar que caso tenha um colaborador com as competências comportamentais para o cargo, porém necessite de uma capacitação técnica, posso instrumentalizá-lo e prepará-lo para o cargo e depois efetuar a promoção. Estaopção dependerá da política da empresa e do tempo que o departamento disponibiliza para a vaga ser ocupada.
Caso perceba que dentro da empresa não existe o profissional com os requisitos, deve-se optar por recrutamento externo.
Optando-se por recrutamento externo lançamos mão de anúncios em jornais, sites especializados, quadro de aviso interno, site da empresa, consultorias, networking entreempresas e redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, dentre outros. Lembramos que uma prática comum é o incentivo de indicação de amigos de colaboradores para trabalhar na instituição. Algumas empresas têm como prática oferecer bônus para colaboradores que indicarem pessoas e estas passarem na experiência, outras efetuam sorteio de viagens e outros brindes.
Quando valorizamos nossos talentos,efetuamos o recrutamento internamente e temos as seguintes vantagens:
- É mais econômico, evita despesas com anúncios, honorários de empresas de recrutamento, custos de atendimento a candidatos, custos de admissão, integração etc.
- É mais rápido, dependendo da possibilidade do colaborador ser transferido ou promovido de imediato, e evita as demoras frequentes do recrutamento externo.
-...
tracking img