O dia em que portugal fugiu para o brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O dia em que Portugal fugiu para o Brasil
O texto de Lilia Moritiz Schwarcz aborda os momentos dramáticos que marcaram a vinda da corte portuguesa para sua colônia no continente Americano. Muitoembora, Portugal governado pela dinastia de Bragança em 1807, já estivesse em estado de alerta desde os fins de agosto, a autora enfatiza os dias que antecederam a partida da família real, cuja decisãofoi tomada pelo conselho de estado no dia 25 de novembro do mesmo ano.
Vale ressaltar, que esta mudança da corte para sua colônia já era um plano traçado à muito tempo, a autora enfatiza que “ o planojá se conhecia de cor “ e era considerado uma alternativa para que a realeza não perdesse seu poder toda vez que sentia-se ameaçada.
Tal plano foi colocado em prática devido a ameaça de invasão peloexército de Napoleão Bonaparte, pois Portugal, não aderiu ao Bloqueio Continental imposto por Ele à Grã-Bretanha, a qual também pressionava o reino português por manterem relações comerciais. Diantedessa ameaça, não foi só a família real que embarcou para sua colônia brasileira, com ela veio todo o aparelho administrativo e burocrático do estado, vieram para dar continuidade tanto à dinastia,quanto aos negócios do governo de Portugal.
Nesse momento foi delegado vários funcionários para a organização da viagem, cabia a eles organizar o translado do tesouro do palácio e da igreja, assimtambém das famílias dos funcionários e alimentos. Porém, a pressa impedia que o embarque se desse de maneira organizada, o tempo era curto para distribuir proporcionalmente tanto as pessoas que estavamautorizadas à embarcar quanto os alimentos, além disso, Lisboa enfrentava fortes ventos e chuvas, o que dificultava ainda mais as idas e vindas ao cais, o que fez com que muitos objetos ficassem pelocaminho.
Mesmo não tendo lugar suficiente para alojar os súditos nas naus, aqueles que quisessem acompanhar ou fugir com a nobreza, poderiam preparar navios particulares e seguir viagem. Contudo,...
tracking img