O dia 20 de novembro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O DIA 20 DE NOVEMBRO”


“Só fica escravo aquele que tem medo de morrer sobre donos”
Colégio Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira
Docente: Alice
Aluna: Silvia Regina Mendes daCruz Freitas
Matéria: História
Turma: III ACPN1
Turno: Noturno
Data: 19/11/2012






QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESTABELECIMENTO DO DIA “20 DE NOVEMBRO” COMO O DIA DA “CONSCIÊNCIA NEGRA” PARA OSAFRO-DESCENDENTES?


O movimento negro reconheceu que o dia 13 de Maio marcava um significado político contra o Racismo e Abolição da Escravatura, outorgada pela Princesa Regente Isabel, em 1888.Mesmo assim o movimento negro queria mais; queriam mostrar para o povo a importância deste movimento. Na década de 70, o poeta gaúcho Oliveira Silveira percebeu que a data de 20 de Novembroapresentaria muito mais significado para a comunidade negra brasileira e sugeriu ao seu grupo que o dia 20 de Novembro fosse comemorado como o "Dia da Consciência Negra". O dia da morte de Zumbi do Quilombo dosPalmares (20 de Novembro) considerado o principal símbolo da luta contra todos os descendentes africanos no Brasil trouxe para o movimento negro a esperança de dias melhores e de liberdade. A data damorte de Zumbi significou muito mais aos negros do que à luta dos escravos para alcançar seus direitos.
O dia 20 de Novembro é de grande importância, pois traz o sentido de dever cumprido em prol dosdireitos dos negros, as lutas, esperança, coragem e dentre outros. Os povos afros tem uma valiosa contribuição na construção da identidade brasileira, a partir de seus costumes, crenças, músicas,vocabulário, culinária, entre tantos outros fatores. Cada um deles individualmente tem seu toque que difere de muitos outros. Através dos afros descendentes também há a formação do país, pois eles lutamem prol de igualdade num mundo preconceituoso. O dia 20 também é uma forma de mostrar e lembrar para todos “não há nenhuma comprovação científica para apoiar as teses de superioridade racial e que...
tracking img