O DESTINO DO LIXO PRODUZIDO NO MEIO RURUAL

1281 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS-UFMG
MARIA AUXILIADORA MENDES COELHO

O DESTINO DO LIXO PRODUZIDO NO MEIO RURAL

ITABIRA
2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS-UFMG
MARIA AUXILIADORA MENDES COELHO

O DESTINO DO LIXO PRODUZIDO NO MEIO RURAL

Trabalho de Projeto de Pesquisa apresentado à Prof.ª Fabíola Baroni, requisito para conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, Turma 2 do Pólo de Conceição do Mato Dentro.

ITABIRA
2011
NOME: MARIA AUXILIADORA MENDES COELHO
PÓLO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL - UAB - CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO TURMA 2
TUTOR PRESENCIAL: MARILENE AGOSTINHA DOS REIS
TUTOR À DISTÂNCIA: PRISCILLA BIEITES
PROFESSOR FORMADOR: FABÍOLA BARONI

O DESTINO DO LIXO PRODUZIDO NO MEIO RURAL.
TEMA DA PESQUISA:
Com o aumento de aquisição de bens de consumo ocorrido na região rural. Quando grande maioria das pessoas passa a consumir produtos industrializados como a população urbana, porém não tem acesso aos serviços de coleta gerando uma problemática no que se refere ao destino dado ao lixo produzido.

QUESTÃO NORTEADORA:
O mundo enfrenta um problema sério no que se refere ao destino do lixo produzido pelas pessoas e atualmente os espaços rurais produzem tanto lixo quanto os espaços urbanos. Todo este “lixo rural” não tem destino certo.
Uma grande parte do lixo produzido na propriedade rural, composto por metais e vidros em geral, são depositados ou enterrados em locais mais distantes das casas onde naquele momento não haja nenhuma atividade; o lixo plástico em sua maioria é queimado nos quintais ou nas fornalhas das residências, criando lixões particulares trazendo perigo de contaminação do solo e das águas bem como perigo para a saúde das pessoas.
Sem intervenções dos setores públicos com um trabalho para a conscientização e a aplicação de projetos que viabilizem o trato do lixo ou com o lixo, reforça cada vez mais a idéia de que lixo é descartável e

Relacionados