O despreparo do professor em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A educação brasileira está passando por uma crise decorrente de diversos problemas, um deles é o despreparo do professor que resulta diretamente na qualidade do ensino.
O papel fundamental da educação desde o nível elementar até o nível superior está no desenvolvimento das pessoas e das sociedades e amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidadede se construir uma educação voltada para a formação de cidadãos. Na era da globalização vivemos num mundo marcado pela competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mercado de trabalho.
Devido a fortes transformações a nível social, econômica e cultural, o ensino não pode estar dissociado destasmudanças vividas pelas sociedades.
Tomando como base a minha própria formação em licenciatura em matemática e experiências adquiridas até então como profissional da educação, notei uma grande diferença entre os conhecimentos teóricos e científicos e experimentais adquiridos em fase de formação e a aplicação destes saberes adquiridos na prática docente, voltado ao ensino básico, esta discrepânciasempre foi motivo de minhas inquietações e indagações, pois saímos da universidade habilitados, mas não capacitados o suficiente para o exercício da profissão.
A relação de interdependência entre a teoria e a prática muitas vezes só é percebida quando o profissional começa a atuar na sua área e percebe que um simples estágio supervisionado não é o suficiente para a capacitação. Quanto à didática,as metodologias e estratégias para desenvolvimento do processo do ensino-aprendizagem, maneiras de avaliar, enfim, seriam estes quesitos fundamentais na prática pedagógica docente de responsabilidade apenas do professor ou também da própria formação? Professores despreparados para encarar uma sala de aula significa professores mal formados? O que seriam dessas aulas ministradas por professoresiniciantes recém – formados sem um mínimo de experiência? Isso interfere na qualidade de ensino? Por outro lado, concordo que a prática também é adquirida com o tempo, com as experiências vividas e aperfeiçoamentos que vão sendo realizados no decorrer da vida profissional.
De acordo com o pesquisador norte americano Martin Carnoy, em sua matéria sobre as diferenças nos sistemas de ensino doBrasil e de Cuba, relata que a boa formação do professor em Cuba acarreta em alta cobrança aos alunos e, conseqüentemente, cria-se um círculo virtuoso, ou seja, os melhores alunos se tornam professores no futuro. Segundo Carnoy, no Brasil a grande parte dos docentes, não é formada nas melhores universidades, que por sua vez, pouco abordam a didática das disciplinas.

“Tudo isso acontece, porque osistema apóia o professor, ensinado-o a lecionar. Os professores brasileiros não são ensinados a ensinar o currículo. Eles estudam a teoria e tem de aprender a lecionar na prática, o que não é um bom método”. (Carnoy, 2009, uol).

Diante disso, o que seria então das Universidades menos conceituadas?
Muitas vezes, professores já formados e no exercício da profissão e alunos da universidade queestão se preparando para atuar como docentes sentem que a própria formação no âmbito dos estudos educacionais e aquilo que se ensina a propósito de “preparação pedagógica” para o exercício hábil e competente, funcionam como uma espécie de adorno, inutilidade ou como algo inadequado entrando em conflito com relação ao que se considera como conhecimentos muito teóricos e conhecimentos que sepoderia aplicar com sucesso, á prática.



Até hoje, a formação pedagógica é vista por muitos - até mesmo pelos próprios pedagogos - como pertinente apenas para professores de ensino básico e fundamental. Mas esta concepção está mudando, e muitas universidades já adotam assessorias pedagógicas, workshops e cursos que ajudam os docentes a criarem novas metodologias de ensino, melhorar o...
tracking img