O desporto em portugal. estudo comparativo dasactividades realiazadas em 1910 e 1911

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESPORTO EM PORTUGAL
ESTUDO COMPARATIVO DAS ACTIVIDADES REALIZADAS EM 1910 E 1911

Fernando Maia, ISMAI, Maia, Portugal

Resumo
A investigação insere-se no âmbito da História do Desporto e tem por objectivo o estudo do fenómeno desportivo nacional, num período conturbado da identidade nacional (1910 e 1911).
Utilizando a revista Illustração portugueza, foram nossos objectivos: i)identificar as alterações provocadas com a Proclamação da República; ii) conhecer as modalidades mais praticadas; iii) localizar, geograficamente, os eventos mais representativos.

Introdução
O recurso à memória viva do jornalismo português tem sido uma forma de estudo das actividades físicas e desportivas realizadas no nosso país. Através deste processo, para além de se poder descrever comsignificado relativo quais as actividades físicas que se praticavam em Portugal, igualmente, é possível situar a sua prática nos aspectos marcantes da vida política, social, económica e cultural do país.
O presente trabalho de investigação, insere-se no âmbito da historiografia do desporto comparado. Pretende estudar o fenómeno desportivo nacional, num período conturbado da história nacional, motivado pelamudança do regime político vigente, monárquico, que ao longo de mais de oito séculos vinha dirigindo a vida política do país, para um regime político republicano, idealizado segundo os paradigmas emergentes do liberalismo instalado a partir do séc. XIX, e que encontrava as suas traves mestras numa Europa governada sob os auspícios da liberdade, fraternidade e igualdade.
A opção pelos anos emanálise - 1910 e 1911 - encontra a sua razão óbvia no factos de o primeiro ser o último ano da monarquia e, o segundo, ser o primeiro ano de um novo regime, o republicano.
A investigação desenvolveu-se a partir da análise da revista Illustração Portugueza, e teve por objectivo: i) identificar as alterações no desporto provocadas com a proclamação da República; ii) conhecer as modalidades maispraticadas; iii) localizar, geograficamente, os eventos mais representativos realizados à época.

1. Caracterização política, social, económica e cultural
A situação política vivida em Portugal, ao longo do século XIX, haveria de vir a reflectir-se nos primeiros anos do século XX. Num regime político monárquico, de oito séculos, começaram a desenvolver-se alguns sentimentos republicanos, que oriundosdo centro da Europa, aqui haviam de encontrar o terreno fértil para a sua germinação. É neste contexto de reforma política, caracterizada pelo aumento gradual do sentimento de mudança que, em 1876, surge o Partido Republicano, cujas grandes linhas de acção se centravam no ataque ao rei, às instituições monárquicas e à Igreja. O seu poder e a sua implantação foram fortalecidos durante a década quese seguiu, contribuindo para isso, a presença de um deputado republicano no Parlamento, desde 1878.
Mas a crise política haveria de conhecer mais um forte contributo com o Ultimatum Inglês (1890), que os republicanos, entenderam como uma demonstração de fraqueza por parte dos dirigentes nacionais, que se viam a braços com uma difícil situação económica, principalmente provocada com o aumento dadívida externa. Este cenário de grande instabilidade política levou à indignação social, que se manifestou em duas vertentes. Por um lado, contra a Inglaterra, país velho aliado de Portugal e nos presenteava com uma autêntica declaração de guerra, por outro, o movimento generalizado da sociedade contra o regime monárquico e o próprio rei, a quem acusavam de não ter prestado a atenção suficienteaos territórios ultramarinos.
A situação social que se vivia em Portugal nos finais da última década do século XIX era de consternação e de preocupação que fez despoletar manifestações e tumultos diversos e que levou a que, em 31 de Janeiro de 1891, eclodisse no Porto a primeira revolta republicana que, apesar de facilmente reprimida, constituiu um prenúncio de outras que se viriam a desencadear...
tracking img