O DESPERTAR DA NOÇÃO ESPACIAL E DO SER COMO AGENTE SOCIAL TRANSFORMADOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA

1696 palavras 7 páginas
PÓLO NOVA FRIBURGO

Curso.
Licenciatura em Geografia

Trabalho
(AD)
2º semestre de 2014
ALUNA: Mylena Vidal Hernandes da Silva
MATRÍCULA: 13212140114
DISCIPLINA: Teoria e Prática em Geografia IV

O DESPERTAR DA NOÇÃO ESPACIAL E DO SER COMO AGENTE SOCIAL TRANSFORMADOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Mylena Vidal – UERJ/CEDERJ
Introdução
A escola é um ambiente intercultural, onde é possível identificarmos diversas identidades, etnias, gêneros, culturas, classes. Características estas, que interagem umas com as outras e tornam indispensável o papel intermediador do professor, que tem como missão auxiliar no desenvolvimento do perfil social dos educandos. O clima em sala de aula, ou mesmo da escola deve funcionar para a promoção do aprendizado. Os alunos devem ser conduzidos a um bom relacionamento coletivo, produtivo e prazeroso, e principalmente, os professores devem incentivar o desenvolvimento da capacidade de seus alunos.
Este trabalho tem como objetivo esclarecer perguntas muito antigas e aparentemente simples, mas, que conduzem a uma reflexão, tais como: “O que é Geografia? De que trata?”. Dizer que a Geografia estuda a construção do espaço não é suficiente. Não basta saber como vivem os homens, importa saber de que vivem. Quem possui os meios de produção. Quem os utiliza. Quem aproveita os resultados do trabalho.
É preciso, portanto, falar da formação da Geografia e de sua especificidade, com o intuito de compreender o papel da organização do espaço pela sociedade e, se possível, produzir um saber que permita transformar a realidade.

Inserindo o aluno no contexto espacial
Até as primeiras décadas do século XX, o Brasil permaneceu mais ou menos indiferente às novas orientações da geografia. Concepções tradicionais predominavam nas escolas, e os livros se limitavam a uma geografia puramente descritiva e enumerativa, tipo catálogo. Os estudantes eram obrigados a guardar de memória listas

Relacionados