O DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA GERADA PELO MODO STAND-BY DOS COMPUTADORES EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

2324 palavras 10 páginas
5

INTRODUÇÃO
A contabilidade ambiental tem como objetivo informar aos usuários internos e externos sobre os eventos ambientais que causaram mudanças em sua siuação patrimonial, quantificado em moeda. Ela foi incorporada no ano de 1998 com a finalização do “relatório financeiro e contábil sobre passivo e custos ambientais” pelo Grupo de trabalho intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em padrões Internacionais de
Contabilidade e Relatórios (ISAR).
A partir disso, a análise do ciclo de vida dos produtos fabricados e/ou utilizados pelas companhias passou ser de grande importância, já que nesta atividade é realizada a avaliação dos efeitos ambientais gerados ao longo da vida do produto em questão, desde da fonte dos recursos primários até seu descarte.
As

vantagens de mensurar os impactos ambientais das entidades através da

contabilidade ambiental é composta, segundo Zanluca, pela identificação dos custos ambientais com intuito de auxiliar para que investimentos sejam adequados para certas situações. Outro ponto relevante, é que permite determinar os valores pela redução de gastos com água e energia elétrica, por exemplo. Por fim, podemos dizer que ajuda na transparência de dados do balanço ambiental e da eficácia e viabilidade das ações ambientais, trazendo uma imagem positiva ao mercado, tanto para investidores como para clientes.
A política ambiental é uma realidade vivida por todo o mundo e desde que o Protocolo de Quioto entrou em vigor, em fevereiro de 2005, a produção e o consumo de energia elétrica vem sendo alvos de muita discussão e investimentos. Estudos apontam que 66,5% da energia gerada no mundo, no ano de 2010, saíram de usinas termoelétricas.
A realidade brasileira é bem diferente do cenário mundial, já que, segundo Ventura
(2013), as usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de cerca de 70% da energia elétrica do Brasil. Ainda assim o uso racional de energia é muito debatido e muitas empresas

Relacionados

  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas