O deslançamento da Kombi

1607 palavras 7 páginas
SINOPSE DO CASE: O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA VOLKSWAGEN KOMBI1
Glauber Guimarães Sousa²
Roberto de Pádua Carvalho Reis³

1 DESCRIÇÃO DO CASO
O trabalho de case da Unidade de Ensino Superior – UNDB, apresentado à disciplina de Marketing do 7º período do curso de Ciências Contábeis, tem como objetivo a obtenção de parte da segunda nota avaliativa da instituição. Nele é relatada a experiência da Volkswagen Kombi, e a sua campanha de deslançamento ou descontinuação. A qual analisaremos a partir de agora.
A Companhia Volkswagen está no Brasil há aproximadamente 60 anos. Tudo teve início em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com apenas 12 funcionários. Com seis anos de duração, a empresa já inaugurava outra unidade em Anchieta, com a ajuda do presidente do Brasil na época, Juscelino Kubistchek. No ano de 1976, já havia iniciado mais outra fabrica em Taubaté, interior paulista. O principal objetivo da criação dessa unidade foi a produção do Gol, carro que se tornou o mais vendido por 27 anos consecutivos. Vinte anos depois da criação do Gol, a empresa inaugurou outra unidade de produção em São Carlos, que hoje é umas das três maiores produtoras de motores do Grupo Volkswagen no mundo inteiro. Em 1999, iniciou a operação da moderna unidade em São José dos Pinhais.
A Volkswagen detém o titulo de uma das maiores fabricantes e montadoras de automóveis do mundo. É proprietária ainda de outras grandes marcas conhecidas como a Audi, Ducati, Lamborghini, Porshe, Scania, Suzuki, entre algumas outras. Tal status deu a Volkswagen o titulo de Terceira Maior Fabricante de Automóveis do Mundo.
Essa entidade, atualmente, possui uma grande linha de produtos disponíveis e que marcaram época na historia da companhia por serem os mais populares e mais vendidos. Tais como o Gol, a Fusca e a Kombi. Porém, recentemente, a direção estratégica da empresa anunciou a desconstituição da produção de um dos modelos mais bem sucedidos com vendas e aceitação popular. Ela

Relacionados

  • Deslançamento da Kombi
    930 palavras | 4 páginas
  • Deslançamento de marca
    1938 palavras | 8 páginas
  • Kombi
    483 palavras | 2 páginas
  • rebrief KOMBI
    656 palavras | 3 páginas