O designer de interiores e sua posição no mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESIGNER DE INTERIORES E SUA POSIÇÃO NO MERCADO

O Designer de Interiores, além do trabalho do Decorador que vem ao final do projeto tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindonormas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades, explicitas ou não, dos clientes e concretiza-las através de projetosespecíficos. A reconstrução do espaço a ser habitado ou não através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, dodesenvolvimento de peças exclusivas entre outras tantas atribuições deste profissional.
Com uma concorrência muito mais intensa, a abertura do mercado, a velocidade da informação entre outros pontos dasituação atual do mercado de informática entre outros, uma competição saudável precisa de estratégias diferenciadas. Novidades como estudos freqüentes de tendências, materiais que diferenciam umproduto da concorrência, valores agregados e uma imagem de qualidade no mercado passaram a ser uma exigência do consumidor. Ouvir e atender seu público é fator para que o profissional mantenha umposicionamento competitivo no mercado.
A gestão do design acompanha este movimento, e ainda propõe melhoria nos processos produtivos, gerando lucratividade. Para Ideo Bava, os profissionais devem serconscientes de que há uma identidade única em cada projeto. "O papel do profissional não é criar um cenário e jogar um personagem dentro, mas sim, lidar com a realidade, necessidades e desejos de cadacliente, como seres humanos singulares."
O Sebrae vem se movimentando e posicionando o design como uma das áreas prioritárias para micro e pequenas empresas, indicando o design como ferramenta decompetitividade no mercado nacional.
A relação dos designers de interiores com a sociedade é que define e estabelece o mercado, uma vez a situação instalada a relação não se recupera por responsabilidade...
tracking img