o desenvovimento psicosossial da criança

2014 palavras 9 páginas
ANA CÉLIA
ANA MARIA

O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
DA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS

MACAPÁ
2014

ANA CELIA
ANA MARIA

O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOSIAL DA CRIANÇA
DE 0 A 2 ANOS

Trabalho apresentado para a obtenção de nota do curso de serviço social.
Professor: Fabricio

MACAPÁ
2014
pesquisa apresentada como requisito necessario para a obtençao de nota em psicologia do desenvolvimento: ciclo vital

Ana Célia

Ana Maria

Pesquisa apresentada em 18/09/2014

Doscente: Fabricio

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa trata das contribuições da teoria das fases do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson, Jean Piaget e Sigmund Freud. Erikson considera que o desenvolvimento decorre desde o nascimento através de oito idades, oito estágio psicossocial que se prolongam durante todo o ciclo de vida. E cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa, as duas são necessárias.
Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global. Segundo Jean Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer na faixa etária correspondente ao seu desenvolvimento.
Na sua teoria do desenvolvimento humano. Freud considerou o critério afetivo, que corresponderia ao comportamento do indivíduo frente aos seus objetos de prazer e dividiu esse desenvolvimento em fases sucessivas, atribuindo a cada uma delas um nome ligado a parte do corpo. Todo o desenvolvimento seria marcado por essas fases. Que se caracterizariam. Sobre tudo pela mudança do que é desejado em cada uma e pela maneira como esses desejos são atingidos.
2-TEORIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
2.1-Desenvolvimento humano: É o estudo que

Relacionados