O desenvolvimento e suas barreiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é desenvolvimento sustentável?
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e doreconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dosquais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento dareutilização e da reciclagem.

O papel do pequenos negocios
O desenvolvimento econômico brasileiro é tripartite, configurado pela formação e coexistência de três diferentes sistemas econômicos. De um lado, está o acelerado dinamismo da economia voltada para fora, para o mercado internacional, como alguns setores industriais altamente competitivos e o agronegócio. De outro, os setores menoscompetitivos de duplo mercado, ora atendendo ao mercado doméstico, ora à demanda externa, de acordo com as brechas de oportunidades que aparecem. E, finalmente, um novo e independente sistema econômico constituído por milhões de pequenos negócios que se desenvolvem com autonomia, não mais se submetendo à antiga dependência das oscilações conjunturais dos dois sistemas anteriores, tanto sob a forma demochila econômica, pegando carona no crescimento do outro, quanto sob forma complementar, enquanto colchão amortecedor de falhas do mercado.
A primeira perna do desenvolvimento tripartite é a economia voltada para o mercado internacional, com ênfase na inserção do novo rural brasileiro no agronegócio
A segunda perna do desenvolvimento é a economia de duplo mercado, voltada para o atendimento dasdemanda interna, mas também ocupando espaços significativos na pauta das exportações

Produção da Região Sul
A Região Sul conta com uma série de fatores que contribuem para uma alta produtividade agropecuária, dentre elas os solos são férteis e as chuvas regulares durante o ano.

Além das contribuições naturais para alcançar uma boa produção, outros elementos são fundamentais para odesenvolvimento de uma agropecuária de precisão.

Nos últimos tempos uma grande parcela das propriedades rurais presentes na Região Sul ingressou em uma nova etapa produtiva, que está diretamente ligada ao uso de tecnologias em criação de animais e cultivo de diferentes culturas.

Na pecuária utiliza-se orientação técnica, realiza-se uma seleção genética dos animais aproveitando de suasviabilidades econômicas, inseminação artificial, uso de medicamentos, rações especiais para ganho de peso, ordenha mecânica para dinamizar o trabalho e melhorar a qualidade, entre outros.

Já na agricultura são utilizadas novas técnicas de plantio e manejo, como correção de solo, rotação de culturas, plantios diretos, manejo de solo, além do emprego de tecnologias, como tratores, plantadeiras,colheitadeiras, implementos em geral e insumos agrícolas (inseticidas, herbicidas e fertilizantes) e etc.

O processo de mecanização e modernização do campo contribuiu para a profissionalização das atividades rurais preocupada cada vez mais com os índices de produtividade, que automaticamente leva ao lucro. A Região Sul, através dessas evoluções, ocupa um lugar de destaque na produção agropecuária,...
tracking img