O desenvolvimento nas diferentes fases da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Educação Física e Desportos
Autor: Alef Sartorato
30 de maio de 2012

O Desenvolvimento nas Fases da Vida


O desenvolvimento na Infância

A primeira manifestação da criança é o choro, parecem todos iguais mais a mãe sabe o significado, por isso tem papel primordial na formação e no suprimento das nescessidades do bebê.
Noprocesso formativo do bebê, cabe a mãe lhe passar sempre confiança e conforto. A partir das respostas dadas, como seio, troca de fralda, presença amorosa, colo, voz e afins, a mãe esta promovendo a autoconfiança, essa que será base para o desenvolvimento de todas as fases seguintes.
Já no início da vida a criança age por instinto de nescessidade, embora não tenha comunicação oral, ela usa asatividades corporais, simbolizações, linguagens gestuais, mímicas, etc, para conseguir o que quer.
De 0 a 3 meses já se percebe sorrisos e satisfação quando a pegam no colo ; 4 a 5 meses começam as gargalhadas; 6 meses a insatisfação; 7 a 8 meses já reconhecem pessoas estranhas; 9 meses demonstra alegria em ter como companhia alguém que gosta; 10 a 12 meses começa a gostar de outras crianças;
Com 4anos a criança já sente ciúmes dos pais, sente-se alegre em brincar, jogar, e orgulhosa quando consegue alguma coisa.Com 6 anos já fica enfurecida quando a criticam, é brincalhona, gosta de ser elogiada, chora facilmente, insulta, ameaça e discute.
E assim por diante, a criança vai evoluindo, crescendo e como aprendemos, a forma que se cria uma criança e tudo que se faz desde o nascimento, temgrandes influências futuramente.
A criança deve ser entendida, acalmada, amparada.Com paciência, tolerância, até que o tempo ajude amadurecer e a fazer suas escolhas.
A criança adquire ou não confiança no meio e em outras pessoas atravéz dos pais. Atitudes negativas dos mesmos podem trazer desconfiança, duvida, vergonha e culpa. A criança passa por uma fase de aprender a se localizar no espaçoem relação e em referência as formas que o cercam, é fase propicia a aprender movimentos e conhecer o próprio corpo.
Segundo Erick Erickson é uma fase de sentimento de indepêndencia em que se quer explorar descobrir, desenvolver capacidades que quando inibidas podem causar duvida e vergonha na criança.

O desenvolvimento na Adolescência

A adolescência inicia-se por volta dos 10 anos, com oinício da puberdade e termina por volta dos 21 é marcada por muitas indecisões já que se trata de um período transitório entre a infância e a vida adulta.
Nessa fase se tem maior probabilidade de aprendizado já que a partir dos 12 o cérebro começa a estar mais propicio ao aprendizado.
Devido as mudanças hormonais tem o seu humor mutável. A curiosidade sexual é aumentada nessa fase, despertadacom o fim do período da latência segundo piaget.
Segundo Erick Erickson, o adolescente pode chegar a essa fase com a personalidade formada ou então entrar em crise de identidade. O adolescente que já tem personalidade formada sabe quem ele é, geralmente lidera grupos em que esteja inserido pois sente segurança e é independente pra tomar as atitudes nescessária.
O adolescente passa por uma fasedenominada salto do crescimento ou da estica. Ele cresce muito aproximadamente entre os 12 e 15 anos o que gera algum desequilíbrio nas praticas corporais pois a um deslocamento vertical do centro de equilíbrio com o aumento da estatúra, nas menina à também o aumento da gordura gorporal o que muitas vezes ocasiona algum aumento de peso na fase. Mesmo sendo uma fase em que acabam desajeitados paraexpresões corporais, através destas interagem com outros e serve como forma de refinar os movimentos corporais que nessa fase estão um pouco defasados. Até os 11 anos os homens e as mulheres tem praticamente a mesma força pórem apartir daí os homens tem um aumento na massa muscular e as mulheres na gordura devido as glândulas hormonais que começam a atuar nesta fase.
Os adolecentes estão aptos a...
tracking img