O desenvolvimento do ser humano no processo de aprendizagem

INTRODUÇÃO

Na história do conhecimento humano, desde a antigüidade, busca-se compreender o processo evolutivo do ser humano, principalmente para os profissionais da área educacional, que buscamgarantir aos alunos a igualdade de oportunidades no processo de aprender.
Para que o processo de aprendizagem aconteça satisfatoriamente, faz-se necessário levar em consideração as experiências devida de cada um, suas características psicológicas e socioculturais, transformando-o num ser único, diferente dos outros, tanto pela sua capacidade de assimilação, quanto pela apropriação deexperiências acumuladas no decurso da história de cada um.
Tendo a consciência da importância das ações dos profissionais da área educacional e acreditando que educação e ensino não devem esperar apenas pelamaturações das funções psíquicas, mas sim estimular e promover o desenvolvimento do ser humano, numa visão consciente de mundo, a psicologia vem contribuir com alguns de seus ramos: a psicologia dodesenvolvimento (sucessão das fases da vida); psicologia da personalidade (modo de ser, como se organiza da pessoa e como funciona o psiquismo); psicologia da aprendizagem (modo como as pessoas aprendem,condições para a aprendizagem, o que aprendem e o que fazem com que aprendem), enfim a psicologia estuda o comportamento humano.
Segundo alguns pesquisadores da história, a psicologia iniciou-secom os filósofos gregos, que iniciaram questionamentos sobre a natureza do ser humano. Mas a mesma só se tornou ciência no século XIX, quando o homem utilizou a sua observação e a experimentação para umestudo mais científico da natureza humana. Hoje é entendida como a ciência que estuda a personalidade, o comportamento, os fenômenos psíquicos, sempre centralizado no homem, visualizando-o de formasistêmica. E contribuindo para com ela, a psicologia, temos: Freud, Piaget e Erickson entre outros.






PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Esta área do conhecimento da Psicologia estuda o...
tracking img