O desenvolvimento do desenho infantil na ótica da alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL NA ÓTICA DA ALFABETIZAÇÃO

PRÉ – PROJETO

1. TEMA

O desenvolvimento do desenho infantil na ótica da alfabetização.

2. PROBLEMA

Qual a relação entre o desenvolvimento do desenho infantil e a alfabetização?

3. JUSTIFICATIVA

As crianças aprendem desde seus primeiros momentos neste mundo. Aprendem a engatinhar, a falar e a se relacionar com aspessoas ao seu redor. Nessa ótica, entendo que o desenho também é parte do aprendizado da criança.
Por trabalhar com crianças na educação infantil, percebo que muitas vezes o desenho é a maneira que a criança usa para expressar sua visão do mundo que a cerca. Entendo que o grafismo infantil relaciona-se de alguma forma com o processo de desenvolvimento da escrita, portanto, gostaria deaprofundar meus conhecimentos nessa área.
Alem disso, penso que, a compreensão dessa etapa do desenvolvimento da escrita, me ajudará como docente, bem como a outros professores que trabalham na educação infantil, pois se compreendermos a evolução do grafismo infantil, até que este se torne escrita, então acredito que será mais fácil alfabetizar essas crianças.
É importante que educadores, pais eprofessores, conheçam as relações do desenho com a escrita para melhor orientar as crianças, deixando-as expressarem-se, inicialmente através dos seus riscos e rabiscos e conseqüentemente pelos desenhos propriamente ditos.
Além disso, espera-se que a pesquisa estimule outros estudos semelhantes, para que, assim, a sociedade e a comunidade científica possam apropriar-se deste conhecimento, o que ajudaráa ensinar melhor os alunos da educação infantil.
4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

O presente estudo tem por principal objetivo, compreender a relação do desenvolvimento do grafismo infantil, com a escrita.

4.2 Objetivos Específicos

1.Saber a origem do desenho na história do homem.
2.Entender como se classificam as etapas de desenvolvimento do desenho infantil.

5. PRESSUPOSTOSTEÓRICOS

A representação gráfica de sentimento e pensamentos por meio de desenhos é uma das formas mais antigas da comunicação do homem. Este, quando primitivo deixava seus feitos e a sua marca em desenhos nas cavernas, tentando assim registrar a sua história para os descendentes. Do mesmo modo, no percurso do desenvolvimento infantil, encontramos o desenho como a primeira forma de expressão, antesmesmo de a criança conseguir dominar a leitura ou a escrita (WECHSLER e SCHELINI, 2002).
O desenho na criança manifesta o como a criança vê o mundo que está a sua volta, por meio dos rabiscos o infante representa sua visão sobre dimensão, cores, expressões de um determinado objeto que ele vê. Percebe-se que, a criança desenha uma coisa só repetindo-se em uma única imagem. Segundo (SIO, 2004)isso acontece pois a repetição visa incorporar, dominar e automatizar, um gesto adquirido, um rabisco criado, um movimento inventado (SIO, 2004).
Ao desenhar, a criança está imersa no universo simbólico, comum ao gesto, aos sinais e à escrita. Relaciona-se com signos, reflete sobre eles, aperfeiçoando-se nesta experiência. Suas reflexões, resultantes de sua atividade manual e mental, podem intervirsignificativamente em sua constituição e seu desempenho social (ARAÚJO e LACERDA).
Percebemos que o grafismo infantil e a escrita, estão intrinsecamente ligados, e fazem parte de um processo de desenvolvimento cognitivo, social, perceptivo e psicomotor.
O desenvolvimento do grafismo infantil, não deve ser considerado como resultado apenas do treinamento específico. Ele é um processo deconstrução do sistema de representação que culmina com a produção da escrita, como instrumento de comunicação e expressão (MARTINS, 2007).
Portanto, tanto o desenho quanto a produção da escrita devem ser analisadas como atividades que, além de permitir uma operacionalidade prática, o manejo dos instrumentos e matérias, envolve o uso de uma simbologia complexa que se mostra por meio dos signos...
tracking img