Acerca das declarações de Alfred Kroeber (1876-1960) sobre a cultura, Laraia diz que é necessário que o indivíduo, além de inteligência, tenha ao seu alcance meios que proporcione “descobrir suashabilidades e desenvolvê-las”.
Concordando com o ponto de vista do autor, salienta-se que esses “materiais”, como expressa o autor, sim, interferem na cultura do indivíduo, e o proporciona descobrir eaprimorar talentos ocultos, que em outra realidade, assim permaneceriam.
O homem, como parte do reino animal, participa do grande processo evolutivo emque muitas espécies sucumbiram e só deixaramalguns poucos vestígios fósseis. A espécie humana, que tinha um equipamento físico muito pobre, teve dotada de um instrumental extraorgânico de adaptação; e mais importante tais modificações ocorreram semnenhuma (ou quase nenhuma) modificação anatômica.
Na evolução organica, a introdução de novos traços só é geralmente possível mediante a perda ou a modificação de órgãos ou faculdades existentes.Os nossos meios de navegação marítima são exteriores ao nosso equipamento natural. Nós fazemos e utilizamos.
Kroeber mostra através de 02 exemplos que, o homem criou o seu próprio processo evolutivo.No decorrer de sua história, sem se submeter a modificações biológicas radicais, ele tem sobrevivido a numerosas espécies, adaptando-se às mais diferentes condições mesológicas. Ele procurou mostrarque, superando o orgânico, o homem de certa forma libertou-se da natureza. Tal fato possibilitou a expansão da espécie por todos os recantos da terra.
É comum, entre os diferentes setores de nossapopulação, a crença nas qualidades (positivas e negativas) aduiridas graças à transmissão genética.
* Tenho a física no sangue;
* Meu filho tem muito jeito para a música, pois herdou estaqualidade do seu avô.
O autor apresenta razões que levam a conclusão de que essa perspectiva é equivocada, uma vez que, mesmo ahvendo diferenças determinadas biologicamente, como a de sexo, por exemplo,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). O desenvolvimento do conceito de cultura. - sintese. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Desenvolvimento-Do-Conceito-De-Cultura/173946.html

MLA

"O desenvolvimento do conceito de cultura. - sintese" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Desenvolvimento-Do-Conceito-De-Cultura/173946.html>.

MLA 7

"O desenvolvimento do conceito de cultura. - sintese." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Desenvolvimento-Do-Conceito-De-Cultura/173946.html>.

CHICAGO

"O desenvolvimento do conceito de cultura. - sintese." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Desenvolvimento-Do-Conceito-De-Cultura/173946.html.