O desenvolvimento do adolescente segundo jaean paiget no jogo conectciência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE SEGUNDO JAEAN PAIGET NO JOGO CONECTCIÊNCIA


Amanda Campos de Freitas∗







RESUMO

Com este estudo pretendemos demonstrar como o Conectciência pode ajudar os adolescentes a criarem lógicas hipotéticas dedutivas através da temática das Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com alunosdo 9° ano do Ensino Fundamental II, cujo objetivo é verificar em qual período de desenvolvimento da aprendizagem se encontram.



Palavras-chaves: JOGO, ESTÁGIO OPERATÓRIO-FORMAL, APRENDIZAGEM.



1 INTRODUÇÃO

Este artigo pretende demonstrar como o jogo Conectciência contribui para que os adolescentes criem lógicas hipotéticas dedutivas através da teoria de desenvolvimento do Piaget.Começaremos analisando os estágios de desenvolvimento da criança e do adolescente, o nosso foco é o estágio operatório formal (crianças acima de doze anos).
Abordaremos a importância das atividades lúdicas na educação da criança e como Piaget classifica os jogos para cada período de desenvolvimento.
O Conectciência é um jogo destinado aos adolescentes com mais de treze anos que estimula oconhecimento do jovem através da temática das “ciências biológicas”, permitindo relacionar a Ciência como um todo, através dos eixos: sociedade, pesquisa, história e controvérsia. (Em: http://www.cienciaemrede.com.br/destaque/o-nucleo-de-difusao-do-incttox-lanca-um-novo-material-educativo-conectciencia/. Acesso em 28 de fevereiro de 2012).
A pesquisa de campo foi realizada com alunos de umaescola particular onde é possível verificar grupos que estão na transição do estágio operatório concreto para o operatório formal e grupos que já conseguem formular hipóteses correspondentes ao último estágio de desenvolvimento segundo Jean Piaget.

2 O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Á ADOLESCÊNCIA


Jean Piaget analisou a evolução do pensamento da criança até a adolescência compreendendo osmecanismos mentais utilizados pelo indivíduo para captar o mundo. (FARIA, 1989)
Afeto e cognição são resultados de uma adaptação contínua e interdependente que exprimem os interesses e os valores das ações ou das estruturas inteligentes. Os esquemas cognitivos conduzem à formação da inteligência e os esquemas afetivos levam à construção do carácter. (ROSA, 2012)
O processo cognitivo vemda aprendizagem e do desenvolvimento de cada um, a aprendizagem é o resultado da resposta obtida pelo indivíduo aprendida através de uma experiência, obtida de uma forma sistemática ou não. Pegar um objeto, por exemplo, é constituído por um conjunto de ações cognitivas como contrair, esticar o dedo, sensações de agrado, sucesso ou fracasso. (FARIA, 1989)
Já o esquema afetivo ocorreparalelamente às ações que o sujeito exerce sobre objetos ou pessoas. Os sentimentos iniciais da criança estão diretamente ligados as satisfações de suas necessidades. (FARIA, 1989)
A construção do conhecimento são acontecimentos físicos e mentais sobre os objetos, causando um desequilíbrio que resulta em uma assimilação ou acomodação na mente do sujeito, com objetivo de voltar ao equilíbrio com oambiente. (FARIA, 1989)

Na acomodação, a estrutura cognitiva se modifica em decorrência de experiências, ao passo que na assimilação, a realidade assimilada às estruturas cognitivas preexistentes no sujeito. (FARIA, 1989)
Piaget estruturou quatro estágios de desenvolvimento para explicar os diferentes passos do progresso evolutivo intelectual do indivíduo, desde o nascimento até amaturidade. (FARIA, 1989).
A criança utiliza uma lógica diferente para pensar em cada etapa da vida, por esse motivo os estágios do desenvolvimento seguem uma ordem, não podem ser interrompidos, pois um prepara o outro que são construídos sob os anteriores. (ROSA, 2012).
O que diferencia determinado estágio é o tipo de esquema característico usado pelo indivíduo. O importante não...
tracking img