O desenvolvimento de novos produtos no brasil: um estudo sobre o mercado de cosméticos masculinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS NO BRASIL: um estudo sobre o mercado de cosméticos masculinos¹
Francisca Suellen Soares Barros² João Maurício Carvalho Beserra³

RESUMO O estudo tem como objetivo abordar em linhas gerais conceitos sobre inovação e o processo de desenvolvimento e criação de novos produtos. Apresenta ainda a classificação dos tipos de novos produtos e explica sucintamentecada etapa do processo de desenvolvimento e criação de novos produtos bem como ressalta a importância que cada etapa desse processo representa no resultado final do projeto para a empresa. Demonstra resumidamente, em números, um parâmetro sobre o mercado de cosméticos no Brasil e no mundo. Mostra ainda alguns fatores que explicam a expansão do mercado de cosméticos masculinos e as oportunidades quesurgem em decorrência desse mercado dinâmico e competitivo. Palavras-chave: Inovação. Desenvolvimento de Produtos. Cosméticos Masculinos.

1 INTRODUÇÃO

Num cenário econômico de competitividade acirrada que exige das organizações eficiência no processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, indecisões e improvisos são o ponto chave para o insucesso. No desenvolvimento teórico, serãoapresentadas abordagens em linhas gerais de como o desenvolvimento de novos produtos agrega competitividade às organizações do setor de cosméticos brasileiro. Qualquer produto que se vê à disposição para compra passou por várias etapas e processos antes de chegar ao consumidor final. É um processo que se inicia com uma pesquisa de mercado, a escolha de um nicho de atuação, a geração de idéias e elaboraçãode um produto, o lançamento e o acompanhamento da satisfação do cliente. A partir disto e tendo em vista a exigência dos consumidores por produtos que ofereçam qualidade e tecnologia aliadas a um preço acessível, o processo de desenvolvimento de produtos se torna um desafio às empresas, uma vez que “compreende a seqüência de

_________________ 1 Paper apresentado à disciplina Gerência deProdutos e Distribuição, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB. ² Aluna do 7º Período, do curso de Administração, da UNDB. ³ Professor Mestre, orientador.

2

atividades utilizadas para transformar uma idéia ou a solução de um problema em produto ou serviço que possa ser comercializado” (MATTAR E SANTOS, 2003, p. 319). O que se percebe e pretende-se traduzir neste estudo em termos deinovação e desenvolvimento de produtos se deve ao rápido crescimento e acirramento da concorrência no mercado de cosméticos focando em alguns aspectos o mercado de cosméticos masculinos. Melhorar o desempenho das indústrias de cosméticos num momento de rápidas mudanças tornou-se estratégico para um setor que detém uma parcela considerável de clientes ávidos por novidades. Nesse contexto de mudanças einovação, pretende-se mostrar em linhas gerais os tipos de novos produtos, bem como as etapas do processo de desenvolvimento e criação de novos produtos estrategicamente alinhadas ressaltando por estes aspectos o mercado de cosméticos masculinos que vive uma ascensão em termos quantitativos e qualitativos. Por meio da pesquisa realizada pretende-se ainda demonstrar de forma sucinta que para odesenvolvimento de novos produtos exige uma visão sistêmica sobre o mercado-alvo a ser explorado de forma a orientar o posicionamento da organização e nesse sentido ressaltar a importância de cada etapa que compõe o processo de criação de um novo produto, uma vez que são os esforços humanos que agregam valor às ações desenvolvidas alinhadamente às diretrizes organizacionais visando o cumprimento da missãoorganizacional perante a sociedade.

2 O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

O sucesso de uma organização está intrinsecamente relacionado ao processo de desenvolvimento e à capacidade de criação e inovação dos seus produtos. Com a globalização e a concorrência acirrada a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes são peças chaves para que uma empresa se mantenha viva e...
tracking img