O desenvolvimento de metodologias de uso do audiovisual na

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE USO DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO: O VÍDEO IMAGENS DA CIDADE

Autores Wlaudia Torin Bertolini

Orientador Claudia da Silva Santana

Apoio Financeiro Fae

1. Introdução Nas conclusões do Seminário Internacional sobre Meios Audiovisuais no Sistema Educativo, organizado pelo Ministério de Educação e Ciência, reconhecia-se que “inexiste uma formaçãoespecífica, sistemática e generalizada do professorado para o uso dos meios audiovisuais em todos os níveis educativos. Considera-se que a política atual de meios audiovisuais não alcançará seu objetivo enquanto não seja criada uma estratégia de formação de professores para o uso dos meios audiovisuais. Este despreparo dos professores foi considerado a causa fundamental da sub-utilização de tais meios”.Dessa maneira, percebe-se que o simples envio dos equipamentos para a escola não tem resultado num uso qualificado dos meios, já que não se integram à didática exercida pelo professor. A respeito desse ponto, Ferrès (1996) destaca que a “significativa quantidade de meios audiovisuais guardados em muitas instituições educacionais confirma que a causa principal da não-integração dos audiovisuais naescola não é a falta de meios, mas a desmotivação e o despreparo por parte do professorado”. A idéia pré-concebida de que a linguagem audiovisual é universal, não se aplica no que diz respeito ao seu uso no processo de ensino-aprendizagem. Para o autor, não parece possível integrá-la ao processo educativo sem uma preparação nos níveis: da formação técnica e tecnológica, da formação expressiva e daformação didática. O uso do audiovisual na educação requer do professor o conhecimento da linguagem, o domínio dos seus códigos e a capacidade de se expressar e se comunicar através dela, tal qual o domínio que possui da linguagem verbal.

Em relação ao uso do vídeo Imagens da Cidade, realizado pela UNIMEP em parceria com o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação - FNDE, em 1996, soba direção da Profa. Maria Thereza Azevedo, com a participação interdepartamental de professores dos cursos de Pedagogia, História e Rádio e TV, observou-se também uma sub-utilização dessa produção nas escolas, ainda que disponibilizada para toda a rede de ensino. Fato este que reforça a hipótese, levantada anteriormente, de que não basta a disponibilização dos meios, mas que é preciso investir naformação do professor para que se desenvolva um uso mais qualificado e criativo, que faça sentido e se articule ao saber docente.

1/5

Na direção apontada, o projeto propõe uma reflexão, junto aos professores, sobre a produção audiovisual enquanto linguagem, que se constrói nas relações sociais e culturais e não como simples recurso de ensino dos conteúdos programáticos. Para isso,concebeu-se uma metodologia, baseada em três eixos principais: a) conhecimento da linguagem audiovisual; b) conhecimento da produção audiovisual; c) produção e realização da linguagem audiovisual. No primeiro eixo destaca-se a necessidade da realização de leituras audiovisuais, a partir da compreensão dos códigos dessa linguagem. No segundo eixo, supõe-se a necessidade de que o professor conheça produçõesdiversificadas, que ampliem seu conhecimento sobre audiovisuais. O terceiro eixo prevê a realização de exercícios com a linguagem, através da familiarização com as técnicas disponíveis.

São ações integradas, realizadas juntamente com os professores em reuniões, que se desdobram no desenvolvimento de atividades com os seus alunos, a partir das áreas de conhecimento que lecionam.

2. ObjetivosO projeto “Ação educativa: metodologias de uso do vídeo Imagens da Cidade” tem como objetivos: a) Desenvolver prática reflexiva sobre a relação mídia-educação, tendo como foco o vídeo Imagens da Cidade; b) Atuar na capacitação de professores do ensino fundamental para a utilização do audiovisual na sala de aula; c) Elaborar metodologias de uso do vídeo Imagens da Cidade junto aos professores do...
tracking img