O desenvolvimento da Xerox 914 pode ser analisado a partir dos seguintes feno menos

1312 palavras 6 páginas
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Ciências Econômicas

Joseph Wilson e a Xerox 914

Curitiba
2015
Introdução

O desenvolvimento da Xerox 914 pode ser analisado a partir dos seguintes fenômenos : trajetória tecnológica, caminho de dependência, aprendizagem tecnológica, gestão de ativos complementares, estratégia de inovação, crescimento da firma, concorrência e apropriação da tecnologia.
Este desenvolvimento pode ser periodizado em duas fases : criação de uma nova tecnologia para copiadoras e o desenvolvimento dessa tecnologia.

Desenvolvimento

A Haloid Coporation, criada em 1906 era uma pequena fabricante de papéis fotográficos que na década de 40 começou a passar por uma crise devido ao final da guerra. Nessa época quem estava no comando da empresa era Joseph Wilson, neto de um dos fundadores da Haloid e de grande espírito empreendedor. Wilson sabia que para sair da situação em que se encontravam deveriam diversificar seus produtos.
Em 1935, Chester Carlson, advogado de patentes, estava inconformado com o longo tempo que se levava para fazer cópias de documentos. Nessa época, ele começou a se interessar pela tecnologia fotográfica e montou um laboratório a fim de iniciar suas próprias experiências. Depois de muita tentativa e erro, Carlson inventou um processo que não requeria reação química e podia ser feito sem tinta. Seu projeto foi ignorado por 20 empresas, somente o Instituto Battelle (Instituto beneficente de pesquisas situado em Columbus) enxergou um potencial e acabou comprando 60% em participação.
Na época de crise na Haloid, John Dessauer, diretor da Divisão de Pesquisa e Engenharia, pesquisou centenas de publicações técnicas em busca de novas oportunidades. Graças as suas pesquisas houve a possibilidade de crescimento da firma ao identificar uma oportunidade produtiva no artigo sobre o trabalho do Battelle. Wilson e Dessauer partiram imediatamente para negociar os direitos tecnológicos que as outras

Relacionados