O desenvolvimento da preensao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DA PREENSÃO




A capacidade manual desenvolve-se, gradativamente, através dos sistemas sensório-motores. Um bebê adquire a precisão da pinça fina(indicador e polegar) até cercade 12 meses de idade.
O desenvolvimento segue uma seqüência ordenada e previsível baseada no amadurecimento neurológico e nas oportunidades oferecidas ao bebê. Para observar a preensão deve-se criar umambiente que permita que a criança inicie e organize movimentos propositais para um aprendizado motor.Exemplo:vários brinquedos formas,tamanhos,pesos e espessuras diferentes.
A preensão não é um atoisolado, mas sim dependente, entre outros fatores,da percepção visual e da capacidade motora global da criança.

Podemos dividi-lo em três partes:
- o reflexo de preensão
- o alcance
- a preensãopropriamente dita

[pic]
O reflexo de preensão

O reflexo de preensão é definido como sendo qualquer estímulo dado na palma da mão ou na face palmar dos dedos, provocando o fechamento da mão. Presente empraticamente todos os bebês recém-nascidos, ele fica mais forte aproximadamente aos 30 dias de idade. Tende a diminuir e desaparecer após os primeiros meses (entre 3 e 4 meses de idade).

[pic]
Oalcance (ou aproximação)

O alcance é a trajetória executada pelos membros superiores na direção de um objeto.
Nesta fase entre 3 a 4 meses, é importante que os móbiles estejam localizados na altura dopeito (esterno) de tal forma que, quando a criança em supino (deitada de barriga para cima) traz seus braços para a linha média ao acaso, estes esbarram no brinquedo. começa a desenvolver no bebê noçõesde atenção visual, coordenação motora, repetição do movimento, noção de profundidade, distância e outras.

[pic]
A preensão propriamente dita

A preensão é dividida em 4 períodos, sendo consideradapreensão propriamente dita quando o objeto é apreendido com a mão.

1º período: (4 meses)-Esta preensão é feita pelos três últimos dedos contra a palma da mão. Enquanto no alcance foi enfatizado a...
tracking img