O DESENVOLVIMENTO DA ANTROPOLOGIA SOCIAL E ANTROPOLOGIA CONTEMPORANEA

652 palavras 3 páginas
FACULDADE SERRAVIX PEDAGOGIA (3o PEDC)
JOSENILZA RODRIGUES SOBRINHO
SELMA BARCELOS DA SILVA

QUESTIONÁRIO DO TEXTO BASE:
O DESNVOLVIMENTO DA ANTROPOLOGIA SOCIAL E ANTROPOLOGIA CONTEMPORÂNEA.

SERRA
2013
JOSENILZA RODRIGUES SOBRINHO
SELMA BARCELOS DA SILVA

QUESTIONÁRIO DO TEXTO BASE:
O DESENVOLVIMENTO DA ANTROPOLOGIA SOCIAL E ANTROPOLOGIA CONTEMPORÂNEA.

Trabalho acadêmico apresentado à Prof.a Silvana, disciplina Antropologia Cultural – 3o Período, Noturno, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Serravix.

SERRA
2013
PERGUNTAS:

1- Qual caráter político da idéia de minoria? Identifique em nossa sociedade as minorias que se organizam hoje.
Resposta: Dentro da sociedade, alguns grupos passam a desenvolver rivalidade e oposição entre si, tais como, homens e mulheres, negros e brancos, nativos e estrangeiros, entre outros. Os partidos políticos passam a se tornar pequenos e ineficientes perante a estes grupos. Nenhum projeto político consegue representar toda a sociedade (pois eles pertencem a maioria/elite), fazendo com que estes grupos se sintam excluídos de certos benefícios sociais, buscando formas próprias de pensamento e atuação.
A política expressa a vontade da elite e não da maioria( que é minoria/pobre) da população como um todo. A maioria deixou de representar uma quantidade para expressar um princípio de força política.
Em oposição estão esses grupos minoritários da nossa sociedade atual que não estão no poder e não conseguem aprovar nem transformar seus projetos de leis. São os gays reivindicando casamento homossexual, as mulheres reivindicando igualdade, os sem terra pedindo assentamento, entre outros.
2- Qual a contradição entre a existência de uma sociedade de massa e a organização de movimentos minoritários?
Resposta: Enquanto a sociedade se massifica, criando padrões e se assemelhando, em contrapartida, surgem grupos que começam a se distinguir do conjunto da

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas