O desenho infantil na avaliação psicopedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR O HÁBITO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ALUNO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL


INTRODUÇÃO

Não há dúvida de que a leitura e a produção de textos são caminhos muito importante para a informação e, também, para a formação do educando. Cabe aqui uma pergunta: Todo aluno gosta de ler e escrever? A resposta mais provável deve ser não. Então,como despertar no aluno o gosto pela leitura e pela escrita? Nem sempre essa é uma das tarefas mais fáceis. Ela apresenta dificuldades e propõe muitos desafios, os quais exigem dos adultos, pais e educadores, não apenas boa vontade, mas também esforço e dedicação constantes. Como se vê, não basta apenas querer, é preciso perceber e distinguir os vários obstáculos com que se defrontam, e buscarmecanismos que possibilitem ultrapassá-los. Tentar superá-los é a meta prioritária para qualquer um que queira enfrentar essa barreira e, com isso, ajudar a mudar o rumo da história de cada educando, fazendo-o entender que quem lê transcende o tempo e se permite uma viagem de prazer indescritível, visto que a leitura é uma experiência pessoal, ímpar.

Marisa Lajolo(1993):

“...ninguém nascesabendo ler: aprende-se a ler à medida em que se vive”. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida”. Além de despertar no aluno o gosto pela leitura, é preciso antes de mais nada despertar nele a sensibilidade, a capacidade de se situar frente ao texto lido num processo que envolva uma compreensão crítica do ato de ler que nãoesgota na decodificação pura da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente.

“A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relaçõesentre o texto e o contexto”. (Paulo Freire, 1981)

O que Freire (1981) nos ensina é que a leitura do mundo particular do leitor é de fundamental importância para despertar-lhe o interesse pela leitura da palavra. A aprendizagem da leitura deve ser um ato de educação fundamentalmente ético e político. A leitura de hoje em dia deve levar em conta a história das pessoas e das sociedades: seus hábitos,costumes, modos de viver e de pensar. Deve colocar o homem como agente da história e não como mero sujeito dela, onde alguns poucos são enaltecidos por quaisquer fatos que os destacam no meio social, político, econômico, militar ou religioso. Assim é tarefa, principalmente dos educadores proporcionar aos educandos oportunidades para observar e analisar o contexto no qual estão inseridos e, maisdo que isso, oferecer-lhes condições para que tenham vontade política para propor alternativas pertinentes que visem à melhoria da qualidade de vida da sua coletividade. Agindo assim, as pessoas deixarão de ser apenas um número a mais nas pesquisas e estatísticas para serem cidadãos capazes de respeitar direitos, cumprir deveres, reivindicar melhorias, preservar e difundir cultura, enfim, construira História.

A escola precisa formar o leitor que questiona, que esteja conectado com o mundo e disposto a ler muito e sempre. A formação desse leitor depende da adoção de novas metodologias e de novos materiais favoráveis na sala de aula, o que significa descartar certas práticas antiquadas que têm revelado resultados poucos satisfatórios. Essas questões apontam para a necessidade de formaçãocontinuada também para o professor que, doravante, deve ser um “eterno aprendiz”, consciente de que as palavras de ordem do momento são: aprendizagem permanente. Mas como formar o aluno desde a mais tenra idade incutindo-lhe o espírito crítico, transformando-o num cidadão participativo e atuante na sociedade em que está inserido?


Problema

Considerando-se que é tarefa, principalmente dos...
tracking img