O desemprego na ultima decada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução ................................................................................................... 2
2. Objetivo ....................................................................................................... 2
3. O desemprego na ultima decáda .............................................................. 3
3.1 Tipos de desemprego.......................................................................... 4
3.2 CONSEQUÊNCIAS DO DESEMPREGO ......................................................... 5
3.3. RELAÇÃO ENTRE INFLAÇÃO E EMPREGO ............................................... 5
4. CONCLUSÃO ............................................................................................. 6
5. ANEXOS...................................................................................................... 7
























1- INTRODUÇÃO

Será abordado neste trabalho o índice de desemprego dos últimos dez anos, bem como será demonstrado suas possíveis causas, o porquê e quais os tipos de desemprego que ocorrem na sociedade, de forma a obtermos uma maior compreensão do assunto.





2- OBJETIVO
Abordaros tipos de desemprego e analisar possíveis causas do aumento ou diminuição das taxas de emprego e desemprego, feitas por órgãos de pesquisa como o IBGE.









3- O DESEMPREGO NO BRASIL NA ULTIMA DECADA

Antes de abordarmos diretamente o assunto, vamos entender o que vem a ser emprego, trabalho e desemprego. A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como sefossem a mesma coisa, não são. Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes. O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas. Por outro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade. O emprego é umconceito que surgiu por volta da Revolução Industrial, é uma relação entre homens que vendem sua força de trabalho por algum valor, alguma remuneração, e homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca, algo como um salário. O termo desemprego alude à falta de trabalho. Um desempregado é um indivíduo que faz parte da população ativa (que se encontra em idade de trabalhar) e queanda à procura de emprego sem sucesso. Esta situação traduz-se na impossibilidade de trabalhar e, isto, contra a vontade da pessoa. Desemprego é sinônimo de desocupação. Destinguem-se quatro forma de desemprego: Friccional; Estrutural; Sazonal e Ciclico.
A análise feita para identificar a quantidade de pessoas que se encontram empregadas e desempregadas é feita da seguinte forma: se pegarmos aPopulação em idade ativa (pessoas jovens ou muito idosas) e excluirmos os estudantes, inválidos e do nas, o resultado será a População Economicamente Ativa (PEA), que são pessoas empregadas e desempregadas.
A fórmula para saber o percentual de pessoas a procura de emprego é a seguinte:
TD= __________População desocupada________________
PEA (População Ocupada + Desocupada)A taxa de desemprego é uma porcentagem da População Economicamente Ativa que pode ser calculada com base em diferentes metodologias. No Brasil, além do IBGE, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócio-Econômicos (Dieese) medem a taxa de desemprego. O IBGE utiliza o critério de desemprego aberto, no qual somente aspessoas que no período de referência estavam disponíveis para trabalhar e realmente procuraram trabalho são consideradas desempregadas. O cálculo é feito com base em dados de seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. O Seade e o Dieese – que realizam a pesquisa no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre,...
tracking img