O desempenho escolar do aluno no ensino fundamental.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-TEMA: O Desempenho escolar do aluno no ensino fundamental.

TÍTULO:

Desempenho escolar do aluno nas séries iniciais do ensino fundamental: Uma proposta pedagógica para as escolas públicas de Cametá que convivem com a realidade do trabalho infantil.

2-PROBLEMA:
A realidade de muitas escolas públicas de ensino fundamental é permeada por situações que mostram que ocurrículo das instituições de ensino fundamental de nosso país, em especial a do município de Cametá, ainda necessita passar por transformações significativas de modo que o verdadeiro compromisso com a educação possa ser atingido por toda comunidade escolar, especialmente por alunos e professores, tidos como principais atores de todo processo educacional.
Diante disso, situações como as de alunosque necessitam trabalhar, e conseqüentemente o tipo de apoio que escola os oferece, ou se não adota nenhuma política no sentido de resgatar a aptidão para os estudos desses menores que estão inseridos nessa realidade, levantam questões que merecem atenção por parte de nós educadores. Será que a escola está preparada para oferecer algum tipo de apoio para essas crianças no sentido da adoção deestratégias que possam amenizar os problemas decorrentes do fato de terem que trabalhar e ao mesmo tempo dedicar-se aos estudos?
Na visão de muitos educadores, as condições sociais dos alunos refletem de forma decisiva no tipo de educação a que estes serão submetidos, visto que a escola ao deixar de assumir responsabilidades, especialmente para com os mais carentes, e que no caso são os quemais necessitam de seu apoio, acaba por renegar seu direito a educação. É o que diz Libâneo (1992, p.42) ao afirmar que:
A inadequada organização pedagógica, didática e administrativa face as características sociais da maioria dos que freqüentam a escola pública tem levado à marginalização e, assim, ao fracasso escolar das crianças mais pobres. Por não conseguirem avaliar comclareza os efeitos da estrutura social sobre o trabalho pedagógico, as escolas e professores podem tornar-se, mesmo sem saber, cúmplices da discriminação e segregação das crianças economicamente desfavorecidas.

Talvez seus currículos necessitem passar por modificações no sentido de adequá-los cada vez mais a realidade desses alunos, pois o que se observa de antemão é que a maioria dessasescolas provavelmente encontra-se despreparada para receber e auxiliar esses alunos no sentido de devolver a eles a dignidade, perdida pelo fato de pertencerem uma camada social desprivilegiada que os obriga a ter que abrir mão ou dividir com o trabalho, seu direito à educação.
Dessa forma, é procurando encontrar respostas para essas e outras questões que foi proposta a elaboração desteprojeto, o qual representa a etapa inicial da pesquisa que tem por objetivo principal apresentar uma proposta pedagógica para as escolas publicas de Cametá que convivem diariamente com menores que dividem seu tempo em aprendizagem e trabalho.

3-JUSTIFICATIVA:
Estar envolvido no processo educacional é vivenciar uma gama de situações cotidianas que remetem a adotar uma postura questionadora,afim de que se possa entender e de acordo com as possibilidades, até mesmo intervir no sentido de contribuir para que o processo educacional possa fluir de forma satisfatória e realmente comprometido com o verdadeiro aprendizado do aluno, afim de que mais tarde este possa tomar-se um individuo apto a conviver em sociedade, consciente de seus diretos e deveres como cidadão.
Muitos são osdilemas enfrentados pela escola pública, pois a clientela que a compõe normalmente provem das mais diversas realidades, quase sempre realidades que não encontram o apoio necessário e/ou adequado, mas que por outro lado mais necessitam de ajuda da escola.
Nesse sentido, a necessidade de dar continuidade a essa pesquisa, a qual iniciou-se a partir do interesse de compreender de que forma o...
tracking img