O descarte ecologicamente correto de materiais de informática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cedir empresta computadores a projetos e os retoma no fim da vida útil para que haja uma destinação correta

Não é de hoje que os eletrônicos são um problema ambiental. Porém, faz pouco tempo que asociedade começou a se preocupar com o descarte correto desse tipo de produto. Na Universidade de São Paulo (USP), a professora Tereza Cristina de Carvalho, do Centro de Computação Eletrônica (CCE)foi a idealizadora de um projeto pioneiro em universidades brasileiras: o Centro de Descarte e Reúso de Gestão Ambiental (Cedir).
Inaugurado em dezembro de 2009, o Cedir tem como objetivo principalser uma referência no descarte correto para materiais eletrônicos, principalmente os de informática, e foi elaborado em parceria com dois programas do Massachussetts Institute of Technology (MIT), alémde seguir as diretrizes mundiais de sustentabilidade definidas pela ONU, no World Summit, de 2005.
Os produtos aceitos na lista oficial do centro são: mouses, teclados, CPU, monitores, impressoras,scanners, CDs, DVDs, webcams, telefones e celulares. Mas para evitar o descarte incorreto de eletrônicos, o Cedir acaba recebendo outros materiais, como fitas de videocassete e gravadores. “A primeiraorientação é para que o consumidor procure o fabricante. A responsabilidade pelo descarte final do produto é dele (fabricante). Quando não há outra possibilidade, nós aceitamos e guardamos o materialaté encontrarmos um modo de reciclar. Temos uma tonelada de fitas de videocassete”, diz a gestora ambiental do Cedir, Neuci Bicov. Membros da comunidade USP (alunos, funcionários e professores) epessoas físicas em geral (externas à comunidade) podem fazer doações.

Processo
É preciso agendar um horário para entregar os eletrônicos ao centro. Para isso, basta telefonar ao Help Desk nos números3091-6454/6455/6456. Após o agendamento e a assinatura do termo de doação, o material vai para a primeira etapa, a de coleta e triagem. É aí que a equipe de técnicos avalia se o equipamento ainda...
tracking img