O desafio emmanter funcionarios motivados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CELY MIRANDA

O DESAFIO EM MANTER FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS: Os Fatores Motivacionais para o Trabalho

VILA VELHA - ES 2009

CELY MIRANDA

O DESAFIO EM MANTER FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS: Os Fatores Motivacionais para o Trabalho

Monografia apresentada à ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil, sob orientação daProfessora Beatriz Christo Gobbi.

VILA VELHA - ES 2009

CELY MIRANDA

O DESAFIO EM MANTER FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS: Os Fatores Motivacionais para o Trabalho

Aprovada em_____de_____________de 2009.

___________________________________________

_____________________________________ _____________________________________

VILA VELHA - ES 2009

Dedico esta, bem como todas as minhas demaisconquistas aos meus amados Filhos João Pedro e Pedro Vinícius e de maneira muito especial a meu grande amor João Batista Barcelos De Moura pela presença, incentivo, força e carinho, ajudando sempre a persistir na minha constante busca; A minha mãe pelo grande incentivo desde o início da minha jornada escolar, não permitindo jamais desistir. A minha irmã Celeni pelo apoio e colaboração na elaboraçãodesta pesquisa. Esta vitória é muito mais de vocês do que minha!

AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a Deus, pela força e coragem durante toda esta trajetória; Ao meu amado esposo pela compreensão nos momento de ausência durante esta pesquisa. A minha orientadora Beatriz Christo Gobbi e aos estimados professores; nada disso seria possível se não fosse o imensurável apoio recebido; hojeestamos colhendo, juntos os frutos do nosso empenho.

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita." (Mahatma Gandhi) "Fazemos nossos caminhos e lhes chamamos destino." (Benjamin Disraeli)

RESUMO

O presente trabalho visa demonstrar os fatores que influenciam a motivação no trabalho, bem como, os desafios em manter funcionários motivados,ressaltando o diferencial da motivação em um ambiente Organizacional. Em nossos dias a Globalização torna o mercado muito competitivo eliminando fronteiras e criando um mercado único e global, o grande desafio é sem dúvida, conseguir dominar a mudança através de estratégias que permitam dominar esses novos desafios. Há uma crise geral de motivação que afeta as diversas categorias profissionais etornase impossível gerir qualquer atividade humana quando o trabalho perdeu completamente o sentido. Diante desse cenário, procurou-se analisar a questão da motivação em ambientes organizacionais através de um passeio por diversas teorias, pesquisas e estudo sobre o assunto, os quais mostraram uma imensa confusão diante da controvérsia entre os diversos pensadores, fato esse que acabou por gerarenganos e mal entendidos sobre o tema; o que não exime a importância destas teorias e a sua contribuição inestimável nesse processo de descoberta no âmbito das organizações. Existe ainda um mundo desconhecido no vasto campo da motivação humana, mas há a convicção de que a motivação é sim uma ferramenta de vital importância para sobrevivência das organizações e que ações embasadas em estratégiasmotivacionais trazem grandes benefícios às empresas e aos próprios indivíduos como pessoa que precisa manter-se vivo e motivado na constante busca pela auto-realização.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 1.1 MOTIVAÇÃO.................................................................................................. 1.1.1 Conceito ..................................................................................................... 1.1.2 Motivação: do que se trata? ..................................................................... CAPÍTULO 2 ........................................................................................................ 2.1 MOTIVAÇÃO: UM BREVE HISTÓRICO ..................
tracking img