O desafio do gestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS DESAFIOS DECORRENTES DAS MUDANÇAS DE CENÁRIO E O PERFIL DO ADMINISTRADOR PARA O SÉCULO XXI
Rolf Hermann Erdmann *
RESUMO

Este artigo faz uma breve reflexão histórica sobre a evolução do homem como indivíduo e o seu comportamento social. Abordam-se alguns ambientes dos quais o cidadão contemporâneo faz parte. Apresentam-se igualmente algumas conquistas do ser humano, caracterizando orápido desenvolvimento experimentado nos últimos dois séculos. Ao final, desfila-se uma coletânea de tópicos que sugerem caminhos a serem seguidos pelo administrador, tanto do ponto de vista de suas qualidades técnicas e pessoais, quanto do objeto, problemas e características organizacionais que terá que gerir. PALAVRAS-CHAVE: Evolução do homem, mudanças sociais, perfil do administrador.
ABSTRACTThis article shows a short historical reflection about the evolution of men as individuais asd their social behaviour. Some of the environments in which teh contemporaneous citizen is involved are approached. It also presents some human conquers, characterizing the quick development of the last two centuries. At the end, the &cicie highlights a collection of topics that suggest ways to be followedby administrators, from his/her technical and personal qualities, to the object, ploblems and organizacional characteristics he/she wil have to deal with.
KEY-WORDS:

Human evolution, social changes, administrator profile.

O tema "desafios" e "perfil do administrador" nos remete imediatamente ao pensamento de que vamos ter dificuldades crescentes e que devemos ter uma postura ecaracterísticas especiais diante dessa nova situação. É bem verdade que dificuldades existirão e crescentes elas também poderão ser, especialmente do ponto de vista da agressão à nossa tranqüilidade. Mas é preciso ter claro que os fatos não se darão em momentos exatos como, aquele em que os relógios marcaram 12 horas de 31 de dezembro de 2000. Esta obviedade quer dizer que nós não deveremos ter sustos. Nósestamos construindo o nosso futuro, nós estamos vivendo, nós estamos estudando, nós estamos fazendo o caminho, caminhando. Isto diz respeito àqueles que continuam a caminhar.

Externo com isso o meu sentimento de confiança no futuro, a minha esperança de que as coisas se acomodem naturalmente, que os problemas têm solução. Não podemos afirmar drasticamente que quem não leu um livro sobre a sua áreana semana passada está fora da realidade, que quem não fala inglês, espanhol, italiano, japonês, alemão, árabe será rejeitado pelo mercado de trabalho, que quem não viveu pelo menos três meses no exterior não pode atuar no mercado globalizado, que quem não toca um instrumento musical..., que quem não estudou filosofia, história antiga, que quem não navega na internet..., que quem não lê determinadarevista O mundo cria estereótipos, que certamente não estão

* Doutor. Professor do Departamento de Ciências da Administração e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas e de Administração da UFSC. Coordenador de Pesquisa do CSE / UFSC.

ogo..rneearc. .4, V>

distantes da realidade, mas que também não são determinantes de sucesso, pois são simplificações extremas.O ser humano é um ser complexo e assim é visto na administração pela teoria contingencial. Sabemos da Bíblia que somos uma composição de matéria e espírito. Se nem a matéria tem um comportamento uniforme, imagine-se-a combinada com o não material, o conhecimento, a inteligência, o espírito. Some-se a isto as heranças genéticas, os valores, os costumes, as crenças. Esta composição forma o serhumano. Vamos agora inserir este ser no meio que o cerca. O homem é um ser social, um ser que vive junto de outros. E o meio do qual faz parte é um meio organizado. Vivemos uma sociedade de organizações. Tomamos parte de grupos profissionais, empresas que nos empregam, grupos religiosos, sociedades de lazer, associações culturais etc. A interação do indivíduo com cada um desses grupos faz surgir...
tracking img