O desafio do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESAFIO DO CONHECIMENTO

Relator – José Eduardo Rocha Mendes

“A moderna economia de empresa comporta aspectos positivos, cuja raiz é a liberdade da pessoa, que se exprime no campo econômico e em muitos outros campos. A economia, de fato, é apenas um setor da multiforme atividade humana, e nela, como em qualquer outro campo, vale o direito à liberdade, da mesma forma que o dever de ausar responsavelmente. Mas é importante notar a existência de diferenças específicas entre essas tendências da sociedade atual, e as do passado, mesmo se recente. Se outrora o fator decisivo da produção era a terra e mais tarde o capital, visto como o conjunto de maquinaria e de bens instrumentais, hoje o fator decisivo é cada vez mais o próprio homem, isto é, a sua capacidade de conhecimento que serevela no saber científico, a sua capacidade de organização solidária, a sua capacidade de intuir e satisfazer a necessidade do outro” – Papa João Paulo II – Encíclica Centesimus Annus – 1991.

Sábias palavras do Papa João Paulo II, que traçou neste parágrafo de sua Encíclica Centesimus Anus, comemorativa do centenário da Encíclica Rerum Novarum (Papa Leão XIII), uma correta apreciação sobre aevolução das formas de trabalho do homem e suas implicações na evolução das empresas.

Ao longo de sua existência, o homem sempre utilizou sua capacidade intelectual para a sua sobrevivência e evolução. Técnicas de conservação de alimentos sempre foram problemas para a humanidade. O homem primitivo comia o que caçava e pescava, e o que colhia diretamente da natureza (frutos, folhas, raízes,etc.).

Com o tempo, este homem foi descobrindo como obter e conservar estes alimentos, para ultrapassar períodos de não obtenção na natureza (invernos, secas, doenças, etc.). Surgiram a agricultura e a utilização de especiarias para conservação destes alimentos (dizem que estas especiarias mais disfarçavam o mau cheiro resultante da decomposição dos alimentos do que os conservava...). Nestes casos,apesar de evidentes primarismos nas idéias e conhecimentos obtidos e utilizados (para nossa época, bem entendido), nota-se a utilização do conhecimento e a difusão para outras pessoas e outros povos destes conhecimentos obtidos. Grandes movimentos de povos foram estratégicos para sua sobrevivência, mesmo a custa de guerras e dominações. Não podemos nos esquecer das expedições para as Índias(comércio de especiarias), lutas por terras, entre outras razões para obtenção de alimentos ou de facilidades para sua cultura: solos melhores e abundância de água, além do clima.

Esta divagação demonstra que, desde os primórdios da civilização, o conhecimento era arma importante para a sobrevivência do homem.

E hoje, a obtenção do Conhecimento, sua aplicação, sua difusão, e seu gerenciamento,são fundamentais para a sobrevivência das Organizações em seus diversos ramos de atuação.

Como vimos, o homem, através de experiências, foi construindo o Conhecimento, foi utilizando o mesmo para sobreviver, e a sua difusão (ou obtenção através de “guerras”) foi fundamental para alavancar o progresso da humanidade, de acordo com os conhecimentos disponíveis em cada época.

Ou seja, o homem, deacordo com suas possibilidades, foi aprendendo a aprender. E foi, a seu modo, aprendendo a gerenciar estes Conhecimentos, elementos de sobrevivência e dominação.

Os últimos movimentos da civilização, na história recente, mostra o homem no campo, plantando para viver, algumas pequenas indústrias artesanais (para nossos padrões de tamanho) que produziam armas, embarcações, construções de casas ecidades (e fortes). Lutas com índios para obtenção de terras mais férteis, utilização de mão de obra escrava na agricultura, conquista de novos territórios para obtenção de madeira adequada aos propósitos dos colonizadores, foram fatores preponderantes para a colonização americana e a evolução de seu povo, composto por imigrantes de diversas regiões da Europa, trazendo conhecimento variado e...
tracking img